Masculino E Feminino, Parte 5

Laitman_407.01Desenvolvimento Das Relações Entre Homens E Mulheres

Pergunta: Como a Cabalá pode ajudar a estabelecer um relacionamento entre um homem e uma mulher?

Resposta: Vemos que, à medida que a humanidade evolui isso se torna cada vez mais difícil. Antigamente, os relacionamentos entre um homem e uma mulher eram regulados pela sociedade: uma vila, uma cidade pequena, religiões, costumes estabelecidos e assim por diante.

Por exemplo, os homens tinham direitos, as mulheres não, e tudo estava organizado dessa maneira. Tudo era muito simples. Uma mulher sabia qual era o seu propósito. Um homem sabia qual era o seu propósito.

Em princípio, ambos entendiam para que existiam e como deveriam viver. Não havia oportunidade de inventar um novo tipo de família, novos tipos de cooperação, como “quid pro quo” ou qualquer outra coisa. Tudo estava calmo e claro.

A menina foi criada na sua família, o jovem na sua. Pelo relacionamento de seus pais, eles viram o que significava viver uma vida familiar. Eles cresceram para isso, casados, e é assim que existem.

Tudo isso continuou até que a humanidade começou a ir além de sua estrutura.

Existem graus no desenvolvimento do egoísmo: desejos básicos, como comida, sexo e família, e desejos sociais de riqueza, honra, poder e conhecimento. Enquanto o desenvolvimento dos desejos não excede os básicos, tudo fica calmo; essas sociedades podem existir normalmente. Elas não têm impulsos elevados.

Quando a sociedade entra no grau em que começa a se interessar por riqueza, poder e conhecimento, surgem problemas porque esses desejos nas pessoas são muito mais fortes do que os desejos por comida, sexo e família.

Portanto, uma pessoa deixa a família para atingir objetivos mais elevados. Em geral, aqui temos a confusão que vemos em nosso tempo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 31/12/18

Comente