Masculino E Feminino, Parte 2

laitman_548.02Quem É Adam?

Pergunta: No princípio, o Criador criou um único ser criado. Esse ser ou programa criado é chamado de “um único desejo – Adam HaRishon”. Ele também consiste de partes femininas e masculinas?

Resposta: Sim, ambas as partes se completam simultaneamente e estão interconectadas.

Pergunta: Alegoricamente, eles dizem que primeiro apenas a parte masculina foi criada, Adam, e que a mulher foi criada mais tarde a partir de sua costela. Como você explica isso?

Resposta: É muito simples. O Criador é a qualidade de doação. Não podemos determinar o que realmente é porque está fora de nós. Quando já está dentro de nós, é definida como uma combinação das propriedades masculinas e femininas.

Pergunta: O que é esse ser criado “Adam“?

Resposta: Adam é as dez Sefirot do desejo de receber, com uma intenção natural e instintiva de doar. De tal forma, ele pode ser chamado de anjo. Isto é, ele é uma qualidade totalmente ideal: muito pequena, em um estado zero, que não tem recepção nem doação.

É muito difícil decifrar toda essa história, mas é possível. No Livro do Zohar e em outros livros Cabalísticos, é explicado que se trata de se complementarem mutuamente na parte receptora e doadora, quando eles são praticamente reduzidos a zero.

Portanto, Adam, como chamamos esse sistema, não é uma pessoa, não é um ser criado, mas uma qualidade que, relativamente falando, inclui em si as forças positivas e negativas que estão interconectadas e se complementam mutuamente. Elas existem em potencial. Este dispositivo de energia é chamado Adam.

Pergunta: Estávamos estudando as quatro fases da luz direta. Em que fase foi criado Adam? Isso tem algo a ver com as quatro fases?

Resposta: Não. Primeiro veio o desenvolvimento das quatro fases da luz direta (Dalet Behinot de Ohr Yashar), depois a criação dos mundos: Adam Kadmon, Atzilut, Beria, Yetzira e Assia. E somente depois surgiram as condições para criar o sistema chamado Adam.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 31/12/18

Comente