Masculino E Feminino, Parte 12

laitman_294.4Homens E Mulheres: Responsabilidades E Possibilidades

Pergunta: Existem diferenças entre homens e mulheres em relação às fontes e materiais Cabalísticos? O que as mulheres podem e devem ler e o que os homens devem ler?

Resposta: Ambos podem e devem ler absolutamente tudo. No entanto, para os homens, esse é um dever diário e, para as mulheres, depende do tempo livre.

Quanto ao caminho espiritual e à realização do Criador, novamente para os homens é um dever e, para as mulheres, é à vontade, de acordo com suas possibilidades.

Pergunta: Existem limitações em relação às fontes?

Resposta: Não.

Pergunta: Significa que todos podem ler O Livro do Zohar e o Talmud Eser Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot)?

Resposta: Claro. Absolutamente tudo.

Pergunta: O trabalho na dezena é exigido para homens e mulheres?

Resposta: Sim. No entanto, a mulher está livre desses mandamentos, que são cumpridos de acordo com o tempo; isto é, ela não precisa correr para a lição às três horas da manhã. Se ela precisar e se sua carga de trabalho no trabalho e em casa permitir, poderá ouvi-la a qualquer momento. No entanto, para os homens, é um dever.

Pergunta: E a disseminação da sabedoria da Cabalá?

Resposta: É dever de homens e mulheres disseminar, e as mulheres devem fazer isso não menos que os homens, porque está relacionado à sua função de dar à luz; através dela, a correção chega ao mundo. Portanto, ela está ligada à disseminação ainda mais do que um homem.

Pergunta: Homens e mulheres devem fazer a análise interna, o trabalho interno, todo tipo de escrutínio?

Resposta: Tudo isso é necessário para ambos. No entanto, uma mulher faz isso sempre que possível, no momento em que está livre, e um homem faz isso como um dever, em certos momentos, em determinadas circunstâncias. Há um prazo claro para os homens, mas não para as mulheres. Também existem instruções claras sobre a quantidade e qualidade do trabalho para homens, mas não para mulheres.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 31/12/18

Comente