Leve-Me Ao Mundo Espiritual Através Do Centro Da Dezena

laitman_258Parece-nos que uma pessoa de forte fé deve sempre encontrar forças para resistir a qualquer estado e nunca perder a conexão com o Criador, seja em tristeza ou em alegria, como se nada pudesse sacudir ou tirar a pessoa da adesão eterna. Mas, na realidade, não é assim: uma pessoa que luta pelo Criador experimenta mudanças constantes. É preciso sentir uma fraqueza crescente dentro de si mesmo, mas ao mesmo tempo saber como obter maior confiança e adesão ao Criador. Portanto, a pessoa avança e acrescenta o tempo todo.

No entanto, se ela não sente tais mudanças dentro de si mesma, impotência e incerteza, descidas e medo, desviando-se do caminho certo para o Criador e o propósito da vida, se não está preocupada com isso, é realmente um motivo importante de preocupação. Uma pessoa precisa se envolver no grupo o mais rápido possível com todas as suas forças, a fim de começar a receber a luz circundante através dele, que muda a pessoa.

Se achamos que está tudo bem e não há nada com que se preocupar, é hora de se preocupar. 1

Em nosso mundo, consideramos uma pessoa forte se ela avança sem se sentir sobrecarregada. Eles colocaram mais dez quilos nas costas dela, e ela continua; outros vinte quilos, ela continua como se nada tivesse acontecido. Consideramos essa pessoa heroica e forte.

Na espiritualidade, porém, é o contrário. Um herói é aquele que é sensível a cada grama que é adicionada à sua carga e imediatamente se volta ao Criador com um pedido para corrigir a falta de confiança e a força de doação. O avanço espiritual é medido de maneira diferente, em maior sensibilidade. O Criador continua adicionando dificuldades para nós em qualidade e quantidade, e sempre temos a oportunidade de pedir a Ele novas forças através do ambiente e, assim, avançar.

O avanço no caminho depende unicamente das mudanças sentidas pela pessoa, que o Criador desperta em cada pessoa. Cada vez eu tenho que perceber onde está minha fraqueza e como ser fortalecido para avançar. Certamente, eu tenho falta de fé, a força de doação, portanto, preciso do ambiente e do Criador cada vez mais para poder contribuir com o ambiente, me voltar ao Criador, e assim continuar no caminho. 2

Todos precisam verificar as mudanças que o Congresso fez neles. Um pode se sentir desapegado, outro sendo atraído, o terceiro pode ter uma mente e sentimentos embaçados. Alguns podem ser incapazes de se encontrar na dezena, de olhar para os amigos, de senti-los, de encontrá-los em seu coração como antes. A participação em uma dezena maior teve tanto efeito nele que ele parou de sentir a conexão anterior com seus amigos.

Existem muitos fenômenos pós-Congresso, que não podem ser ignorados enquanto você espera voltar à sua faixa habitual. Eu preciso verificar o que está acontecendo comigo e por quê, que tipo de efeito o Congresso teve em mim. É muito importante.

Todos na dezena se sentem diferentes e devemos examinar se podemos voltar ao estado anterior ou se esse novo estado é muito mais brilhante, mais elevado e mais intenso. Começamos a apreciar melhor a conexão entre nós e a entender por que estamos voltando à dezena para ficarmos juntos. Não seguimos apenas o conselho dos Cabalistas, começamos a perceber que sem ele não teremos confiança ou força para avançar, não teremos lugar para extrair força ou recorrer ao Criador.

A dezena se torna uma fonte espiritual, uma fonte. Sentimos como podemos nos estabilizar nela e retomar nossas correções. Cada um de nós tem uma qualidade especial, como dez Sefirot, e é por isso que somos muito diferentes. Mas estamos conectados pelo trabalho comum, pelo objetivo comum; assim, a partir de dez pessoas e não menos, podemos formar uma maneira perfeita de nos relacionarmos com o Criador.

A dezena se transforma em um Kli, um instrumento que podemos usar para mudar as coisas, influenciar ou nos conectar a um nível mais amplo ou superior. 3

O centro da dezena é o minúsculo buraco de uma agulha através do qual eu entro no mundo espiritual. Para fazer isso, devo restringir todos os meus pensamentos e desejos, comprimindo-os em um único ponto para que eles me levem ao mundo superior através do centro da dezena. 4

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 16/11/19, Endurecimento do Coração

1 Minuto 4:20
2 Minuto 8:05
3 Minuto 10:35
4 Minuto 12:15

Comente