Geografia Espiritual, Parte 4

laitman_924Contato Espiritual

Pergunta: O que uma pessoa pode sentir nos lugares que são influenciados por forças espirituais?

Resposta: A pessoa que não tem sensibilidade espiritual não será capaz de sentir nada. Eu estava ao lado do meu professor no lugar mais poderoso do mundo, no túmulo do Rashbi, e posso dizer que quase não senti nada. Pelo menos, comparado a ele, era praticamente zero, e ele estava em absoluta exaltação espiritual.

Pergunta: Por que sentimos uma força espiritual no túmulo de um Cabalista e não no local onde ele nasceu?

Resposta: Não importa. É simplesmente o único lugar onde sabemos com certeza, vemos e sentimos que está associado ao Rashbi.

Pergunta: Por que não na caverna Idra Rabba, onde ele escreveu O Livro do Zohar?

Resposta: Francamente, pessoalmente não tenho certeza de que O Livro do Zohar foi escrito lá. Nós nunca fomos lá com meu professor. Eu estive nesses lugares desde então, mas não senti nada.

Você pode dizer o mesmo sobre o poço de Miriam no mar da Galileia. Segundo a lenda, se uma pessoa bebe água desse poço, começa a atingir o mundo superior.

É claro que você pode beber água do Kinneret (Mar da Galileia), não é proibido, mas o fato de você conseguir adquirir alguma conquista espiritual é, obviamente, uma lenda.

Cada nação tem lendas muito interessantes e bonitas. No entanto, devemos entender a diferença entre as verdadeiras fontes Cabalísticas e as falsas.

Primeiro, tudo depende do lugar: mesmo em nosso mundo, deve haver uma raiz clara em que você possa tocar. Segundo, uma pessoa deve ser capaz de tocá-la internamente com suas intenções. Quando essas duas condições são cumpridas, realmente há um contato espiritual.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/01/19

Comente