Geografia Espiritual, Parte 2

laitman_740.01Influências Espirituais Na Terra De Israel

Pergunta: Você explicou que existem cinco fontes de influência na Terra, em particular na terra de Israel. A primeira fonte é a raiz, o pensamento, o começo de tudo, a qualidade do Criador, a força de doação.

Depois, quatro tipos de influência correspondem às quatro fases da difusão da luz, a criação do ser criado. Cada uma delas influencia uma certa parte da Terra.

A raiz, que é o começo de tudo, o pensamento, Keter, influencia a parte da Terra chamada Monte Hermon. Hochma influencia a Alta Galileia, e assim por diante. O que é essa geografia Cabalística?

Resposta: Como cada influência superior ocorre em cinco fases determinadas no mundo superior, nosso país também é dividido em cinco partes. Depois elas são divididas em doze partes e assim por diante. Tudo depende de que aspecto da divisão estamos falando.

Do ponto de vista geográfico, o Monte Hermon é Keter, a Galileia é Hochma, o Kinneret (Mar da Galileia) é Bina, o rio Jordão até Jerusalém é Zeir Anpin, e abaixo começa o movimento em direção à Malchut, ao Mar Morto e estende-se até Eilat, até o Mar Vermelho.

Observação: Os grandes Cabalistas Ari e Baal HaSulam também mencionam países como Jordânia e Síria.

Meu Comentário: Este é um tipo diferente de divisão, não da Terra de Israel, mas de outras terras. No entanto, novamente no centro da influência da força superior está a Terra de Israel e, depois dela, Líbano, Jordânia, Síria e Babilônia, também cinco partes.

Todos os outros países estão divididos da maneira que você quiser, não importa.

Pergunta: É interessante que os Cabalistas definam claramente essas fronteiras mesmo centenas e milhares de anos atrás. Isso significa que não se trata de países, mas de influência espiritual?

Resposta: Nos mundos espirituais, existe um protótipo dessas influências que mais tarde se refletem na matéria do nosso mundo.

Pergunta: Isso significa que uma pessoa que está na espiritualidade pode de alguma forma sentir onde está o Líbano e a Síria?

Resposta: É claro que ele sente claramente diferentes qualidades e como variar e gerenciá-las.

Pergunta: Hermon vem da palavra “harmonia”?

Resposta: Esta é a harmonia superior, porque Keter é a base de tudo que desce ao nosso mundo.

Pergunta: Se uma pessoa desce do Monte Hermon à Alta Galileia, ela sente que isso é Hochma?

Resposta: Uma pessoa comum não sente nada, exceto a diferença na pressão do ar. Um Cabalista, no entanto, dependendo de sua interação com o mundo, pode ativar e desativar isso dentro de si.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/01/19

Comente