Despertando Israel

laitman_565.01Observação: Toda a criação é dividida em duas partes. Uma parte é chamada Israel, a segunda as nações do mundo. Se Israel não cumpre sua função, as nações do mundo chegam a eles com reivindicações, e isso se manifesta no nível humano, no nível da sociedade.

Meu Comentário: Isso é chamado antissemitismo.

Observação: No entanto, nem Israel nem as nações do mundo entendem de onde ele vem, embora tudo esteja registrado na Cabalá e possa ser estudado.

Meu Comentário: Claro. Também está registrado na Torá. O ódio surge naturalmente das nações do mundo em relação ao povo de Israel. Não há outro fenômeno como este.

Pergunta: No entanto, as funções de Israel e das nações do mundo não são escolhidas pelo próprio povo? A natureza os calibra dessa maneira?

Resposta: Não, é determinado de acordo com a alma. Toda pessoa no mundo pode sentir isso.

De repente, algum esquimó começa a sentir a necessidade de descobrir uma qualidade da natureza, causa e efeito, por que e por qual a razão ele existe. Isto é, ele aspira ao Criador, à fonte deste conhecimento, essas revelações. Portanto, ele começa a mergulhar em tudo e, de acordo com sua aspiração, é chamado Isra-El, direto ao Criador.

Pergunta: Acontece que o que é chamado povo escolhido de Deus é apenas uma determinação da natureza?

Resposta: Eu diria que há duas partes neste “escolhido por Deus”. Por um lado, há uma parte que é dada à pessoa de cima, ou seja, que a força superior a escolhe e lhe dá desejo por isso. Por outro lado, a pessoa que sente aspiração em relação à força superior se esforça. Isto é, deve haver excitação de cima e excitação de baixo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/1/19