Cabalá – O Presente Da Conexão Com A Força Superior

laitman_284.05A singularidade de nosso tempo está no fato de que a sabedoria da Cabalá está começando a fazer parte da vida da sociedade em geral; está começando a se mostrar como um caminho especial para a correção comum da humanidade. Portanto, ela tem algo a dizer sobre o mundo e intervém em diferentes áreas de nossas vidas. Não é o momento em que uma pessoa lê um livro Cabalístico sem conectar seus estudos com este mundo. Ela não tinha nada a ver com política, economia, história, geografia, ecologia ou com a sociedade em que a pessoa vivia.

A Cabalá era uma sabedoria especial, não relacionada a este mundo, mas aparentemente falando sobre anjos no céu, isto é, sobre as forças superiores, com a ajuda da qual uma pessoa poderia desenvolver novos órgãos sensoriais e atingir pessoalmente o Criador e os mundos superiores sem conectar-se com mais ninguém. Os Cabalistas estudavam em segredo, sem sair de sua esquina. A sabedoria estava oculta, e uma pessoa escondia a si mesma e a seus estudos.

Isso continuou por milhares de anos até o tempo do Ari, quando a revelação da Cabalá começou, mas ainda de uma maneira muito lenta e modesta. Embora houvesse Cabalistas como Baal Shem Tov, que começaram a educação em massa da Cabalá e abriram muitos centros de aprendizado. Mais tarde, esse movimento recebeu o nome de “Hassidismo” e começou a se espalhar entre o povo de Israel.

No entanto, em nossos dias, a sabedoria da Cabalá já vai além do povo de Israel e começa a se espalhar amplamente por todo o mundo. O fato é que o desenvolvimento do mundo chegou a um ponto após o qual somente a sabedoria da Cabalá pode explicar o que está acontecendo. O mundo integrado requer conexão geral e a transformação da humanidade em uma única nação.

A crise, que sentimos em todo o mundo, indica que o problema não está na ecologia, economia ou tecnologia, mas na própria humanidade. Esses problemas indicam que não há unidade entre nós, como em todas as outras partes da natureza. Através de nossa conexão, causaremos unidade na natureza; portanto, a natureza nos chama para corrigir a nós mesmos e, assim, corrigir a separação entre as forças da natureza em todos os seus níveis, a fim de trazê-la ao equilíbrio e harmonia.

Somente a sabedoria da Cabalá é capaz disso. Só ela pode explicar que o mundo é um único sistema fechado e dar à humanidade um método de conexão com a força superior.

É difícil para uma pessoa aceitar esse método devido à sua novidade. Não há análogos anteriores; não é confirmado pela história. Nunca antes falamos sobre o fato de que, ao conectar as pessoas, é possível influenciar a natureza, suas forças, a crise, o clima. No entanto, é necessário ouvir o que a sabedoria da Cabalá ensina; caso contrário, a natureza nos convencerá pela força, revelando um crescente desequilíbrio em si. Este será o caminho do sofrimento, não o caminho da luz.

Estamos em um período histórico que nos obriga à garantia mútua, à conexão e a amar o próximo como a lei fundamental de toda a natureza e de todos os mundos. Nosso egoísmo rejeita a conexão e, portanto, todos os dias devemos novamente nos entregar a ela, em novas condições, superando a resistência do aumento do desejo egoísta e da mente que é incapaz de pensar na direção da doação. Devemos artificialmente voltar repetidamente à descoberta de novas leis da natureza.

A crise toma conta de nós todos os dias cada vez mais, trancando a humanidade como se estivesse em uma gaiola em um pequeno planeta e não nos deixando outra liberdade de escolha a não ser pensar em nosso destino comum, no qual todos dependemos um do outro. Todos os dias essa dependência cresce em decisões tomadas em outros lugares, entre todos os países e todas as nações.

O mundo está se tornando menor e mais apertado. Portanto, nossa influência um sobre o outro está aumentando. Com uma dependência tão rígida, a melhor coisa é uma boa cooperação, garantia mútua. Todos os dias devemos mirar nossa direção ao propósito da criação, torná-lo o objetivo de nossa vida e tentar atrair o maior número possível de pessoas que entenderem que essa conexão é necessária, e nossa natureza é oposta a ela.

De fato, nossa natureza, por sua resistência à conexão, nos ajuda a nos elevar mais propositadamente a ela. O egoísmo é uma ajuda contra si mesmo, que nos ajuda a perceber nossa condição, porque somos muito mais sensíveis às forças de separação do que às forças de conexão. Portanto, é necessário lutar para que o método de correção seja renovado todos os dias em cada um de nós e todos nós juntos. 1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 13/12/19/, “As Condições Para Se Elevar Acima Do Seu Círculo”
1 Minuto 0:25