Cabalá: Benefício Ou Detrimento?

254.02Pergunta: Por um longo tempo, houve uma proibição de revelação da sabedoria da Cabalá no mundo. Baal HaSulam escreveu que a primeira proibição é desnecessária, a segunda, impossível e a terceira é o segredo do Criador.

O que significa que era desnecessária?

Resposta: Havia uma necessidade, por exemplo, de criar uma bomba nuclear? No entanto, como você pode ver, foi revelado ao mundo. Embora, por um lado, Einstein não quisesse, mesmo assim ele deu a fórmula, porque ficou claro que os cientistas da Alemanha de Hitler estavam trabalhando com sucesso nessa questão. Então a fórmula foi roubada e, a partir disso, iniciou-se o desenvolvimento da indústria nuclear no Oeste e no Leste.

Pergunta: Isso significa que a Cabalá não trará benefícios óbvios?

Resposta: A Cabalá não trará benefícios óbvios se for colocada nas mãos de uma pessoa, como uma bomba nuclear para um neandertal.

Se uma pessoa ainda não está pronta para isso, se você não tem um desejo claro de entender o sentido da vida, ou seja, ainda não está completamente decepcionado com essa existência, a revelação da Cabalá começará a levar a pessoa ao misticismo, à oportunidade de ganhar dinheiro com ela, etc. Isto é, a Cabalá não deve ser revelada a quem quer receber algum tipo de privilégio, algum benefício neste mundo.

Se uma pessoa já entende que não precisa deste mundo, não é atraída por riqueza, conhecimento, poder ou honra, nada, apenas quer o mundo superior, apenas a conexão com o Criador, a Cabalá deve ser revelada a ela.

Portanto, é necessário ter muito cuidado. No entanto, em nosso tempo, essa proibição já foi suspensa porque as pessoas, em princípio, estão tão desapontadas neste mundo e estão em uma depressão geral que, mesmo que quisessem usar a Cabalá de alguma forma, na forma de magia e outras coisas, ninguém levaria a sério.

Pergunta: Existe um certo estágio no desenvolvimento da humanidade em que a revelação do Criador pode prejudicar uma pessoa?

Resposta: Sim. Quando ela ainda deseja este mundo e, ao mesmo tempo, familiariza-se com o método de alcançar o Criador, começa a pensar: “Como posso alcançar o Criador para lucrar neste mundo?” Isso está errado e nunca trará nenhum benefício. É porque a revelação do Criador pode ser apenas para subir deste mundo para o mundo superior através de nossa conquista. O corpo permanecerá, mas o espírito de conquista começará a surgir no próximo mundo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 08/01/19

Um Comentário

  1. Gostaria de fazer uma pergunta.

    Sobre o não Judeus, ou necessariamente aqueles que são de outra fé como Cristão.
    Neste caso, algo implica ou atrapalha o estudo da Cabala? Existe alguma restrição? E como a comunidade Judaica os vê?
    Obrigado.

Comente