Avançando No Escuro

laitman_278.01Sabemos que todo o nosso caminho é de altos e baixos. É impossível subir a um estágio até que se receba uma adição de desejo egoísta que precisa ser superado. Isso significará a ascensão para o próximo degrau, como se diz: “Houve tarde e manhã, um dia”. Tudo começa com a noite, com a escuridão, a revelação do desejo estragado e, corrigindo-o, chegamos ao dia.

Temos que entender que, se fizemos um bom trabalho e subimos muito no grande Congresso Europeu na Bulgária, agora sentiremos uma queda. Mas este será um tipo diferente de descida, porque expandimos nosso Kli. Tudo acontece não mais em apenas uma dezena, que sobe e desce cada vez mais e traz um fardo cada vez mais pesado para o coração.

Já temos experiência de tais descidas, entendemos sua inevitabilidade e nos regozijamos nelas como preparação para o próximo passo, a próxima ascensão. Mas agora esse processo se tornará mais nebuloso e se manifestará não na forma de altos e baixos, mas como expansão e contração. Isso é um pouco diferente e é preciso aprender a distinguir entre essas mudanças. Como as subidas e descidas podem ocorrer em relação ao Kli interior, bem como ao Kli da luz circundante, elas se manifestam de maneiras diferentes. 1

O Criador revela uma parte adicional da alma quebrada para nós e quer que não apenas sintamos a escuridão, nossa impotência e desespero, mas entendamos que este é o começo de uma nova etapa que veio do Criador. Mas geralmente essa consciência acalma a pessoa e ela se rende ao novo estado, justificando a fraqueza e a incapacidade de agir. A pessoa pensa que tudo irá por si só em um ou dois dias; não é assustador e eu posso esperar.

A experiência faz com que a pessoa se acostume com as descidas e concorde com elas sem tentar se livrar delas. Mas é aqui que há uma oportunidade de fazer um esforço. Por um lado, temos que concordar com a escuridão e as sensações desagradáveis ​​e ficarmos felizes com a descida que veio do Criador que controla todos os estados. Mas, ao mesmo tempo, é no escuro, nas noites escuras, que temos a oportunidade de acrescentar ao nosso trabalho.

Nesses estados, quando nos sentimos impotentes, devemos tentar examiná-los e transformá-los em estados operacionais, para que, o mais rapidamente possível, através de todas as ações necessárias, chegaremos ao único meio eficaz: orar. Esta oração não é sobre obter mais luz e sentimento, mas sobre a oportunidade de agradar o Criador através dos amigos. Um lugar onde reinam a escuridão e o embotamento dos sentimentos é o próprio lugar que precisamos reviver. Este é o principal local do nosso trabalho.

Se aprendermos essa abordagem correta, poderemos refiná-la a cada vez, adicionando mais e mais detalhes, e entenderemos que precisamos trabalhar e avançar no escuro e que o trabalho noturno é o mais abençoado. Nós mesmos buscaremos a oportunidade de trabalhar na escuridão para gerar luz a partir da escuridão. Esta não será a luz que veio do Criador, mas a luz que sentimos por podermos trabalhar na escuridão, a luz da fé, a luz de Hassadim elevada por nós.

Então entenderemos que dia e noite podem vir do Criador, mas podem ser causados ​​por uma pessoa. Afinal, ela é capaz de iluminar a noite e transformá-la em dia, despertando o amanhecer. Este é outro tipo de madrugada causada pelo trabalho de uma pessoa, não a que veio de cima.

Portanto, temos que procurar como, no estado de escuridão, não se desapegar do Criador, de “não há outro além Dele”, das dezenas e da santidade, a fim de se esforçar e buscar o poder da doação, Hassadim, como a única realização. 2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 12/11/19/ , “Uma Lição Sobre O Endurecimento Do Coração – Um Convite À Ascensão”

1 Minuto 0:20
2 Minuto 5:10