Raízes E Ramos – Causas E Consequências

laitman_219.01Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: As palavras proferidas por um professor não podem render nenhum conhecimento supremo que esteja além do tempo, espaço e movimento.

Estamos falando do mundo superior, que não está em nossas sensações, e, portanto, não podemos encontrar um equivalente adequado ao que é encontrado nele. Não existem palavras, expressões, forças, ações e relacionamentos em nosso mundo como no espiritual.

Existe um problema de como explicar o mundo espiritual em nossas palavras para uma pessoa que acabou de iniciar sua jornada. É por isso que Baal HaSulam diz que devemos tentar expressar isso na linguagem dos ramos. O que significa a linguagem dos ramos?

Apesar do fato de que o mundo superior é totalmente inatingível com nossos sentidos atuais, tudo nele desce ao nosso mundo e forma ramos aqui – consequências dele.

Se usarmos a linguagem dos ramos corretamente, ou seja, se nomearmos as propriedades do mundo superior usando palavras, imagens e definições de nosso mundo, poderemos expressar tudo o que existe lá corretamente e transmitir nosso conhecimento de professor para estudante ou entre as pessoas e não se confundir.

Digamos que exista alguma interconexão entre os pontos “A” e “B” (raízes) no mundo superior. E em nosso mundo, vemos suas consequências como “a” e “b” (ramos).

Acontece que então podemos dizer que uma determinada propriedade desceu do mundo superior para o nosso mundo e formou uma certa consequência nele, isto é, podemos falar sobre a interação de raízes e ramos.

Pergunta: É possível dizer algo sobre o grande “A” a partir do pequeno “a”?

Resposta: Podemos dizer apenas uma coisa: o pequeno “a” e o grande “A” se relacionam entre si como causa e efeito. O grande “A” é a causa e o pequeno “a” é a consequência. O mesmo se aplica ao grande “B” e ao pequeno “b”. É por isso que eles são chamados raiz (causa) e ramo (consequência).

Assim, há uma conexão entre as propriedades do mundo superior e o nosso mundo. Se as sensações do mundo superior começam a aparecer em nós, podemos dizer que estamos na transição de ramo para raiz, implicando a interação das raízes nos ramos de nosso mundo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 27/10/19