Por Que Coisas Ruins Acontecem? (Kabnet)

A KabNet publicou meu novo artigo: “Por Que Coisas Ruins Acontecem?

Quantas vezes em nossas vidas nos perguntamos: “O que eu fiz para merecer isso?” “Por que esses problemas acontecem comigo?”

Uma pessoa pode ser demitida, sofrer uma doença grave ou a perda de um ente querido e começar a se perguntar como receber respostas para essas perguntas sinceras.

Às vezes, depois de dar tudo de tudo, tudo dá errado e não está claro o porquê. Então, qual é a conexão entre nossas ações e os resultados que experimentamos na vida?

“Dificuldades servem para despertar questões profundas sobre sua causa e propósito, para que desejemos olhar além de nossa visão estreita e individualista de mundo e procurar descobrir o verdadeiro estado integral em que existimos”.

Vivemos em um mundo paradoxal em que um criminoso pode viver uma vida bela, enquanto um trabalhador simples, que ganha o pão com o seu suor, pode sofrer. E ficamos imaginando como a vida poderia ser tão injusta.

Todos nós existimos em uma vasta e intrincada rede de conexões, e nossa incapacidade de entender tais contradições na vida vem do fato de não conseguirmos sentir toda a extensão de nossa interdependência. Como tal, não percebemos a ampla reação em cadeia de nossa influência no mundo, nem sentimos as respostas às nossas ações de forma clara e direta.

No entanto, todas as nuances de nosso comportamento e pensamento, conscientes ou inconscientes, afetam o sistema da natureza em que vivemos e permitem uma resposta. Somos simplesmente incapazes de conectar os pontos e entender exatamente por que as coisas acontecem do jeito que acontecem.

Como Suas Ações Passadas Influenciam Seu Futuro

Embora seja comum procurarmos ações passadas quando encontrarmos experiências negativas mais tarde na vida, tentar conectar os pontos dessa maneira é uma abordagem simplista e incorreta, que deixa de levar em consideração muitas variáveis.

As dificuldades servem para despertar questões profundas sobre sua causa e propósito, para que desejemos olhar além da nossa visão estreita e individualista de mundo e procurar descobrir o verdadeiro estado integral em que existimos. Quanto mais sofremos, mais prontos nos tornamos para nos adaptarmos ao sistema interdependente e interconectado da natureza em que vivemos. Quando começarmos a descobrir a vastidão desse sistema, veremos que tipo de influência temos sobre a realidade e que ações podem ser consideradas boas ou más.

Hoje, nós avaliamos nossas vidas de acordo com uma percepção muito limitada e linear. Até desenvolvermos uma nova percepção e sensação de natureza integral, continuaremos andando em círculos, acumulando cada vez mais dor. Em certo sentido, somos como uma criança que come apenas doces porque parece-nos mais agradável, sem entender o mal que estamos causando ao nosso corpo, que nos alcançará mais cedo ou mais tarde.

Como Lidar Com Situações Difíceis

Então, o que devemos fazer quando experimentamos várias formas de sofrimento? Em primeiro lugar, não devemos nos culpar ou nos devorar, nem devemos nos aprofundar no passado para ver o que nós ou outra pessoa fizemos para causar o sofrimento. Em vez disso, devemos aceitar a inevitabilidade da situação e usar a pergunta sobre a causa do sofrimento que ela desperta em nós, a fim de aumentar nossa conexão com o ambiente. Para que isso aconteça, precisamos estar em uma sociedade solidária de pessoas que também desejam se elevar a um entendimento mais alto de suas vidas. Como a sabedoria da Cabalá explica, é a única maneira de afetar positivamente o mundo: encontrar um grupo de pessoas com ideias semelhantes e começar a se unir a elas.

Sob essa nova percepção, veremos como nossa crescente unificação nos leva a um crescente equilíbrio e harmonia com a natureza, aumentando nossa felicidade, confiança e conforto. Em outras palavras, a causa de qualquer problema na vida é a nossa percepção incompleta que falha ao ver como estamos conectados de forma independente.

Na percepção aprimorada da realidade que corresponde à conexão da natureza, perceberemos todas as situações como boas, pois veríamos qualquer coisa acontecendo a cada momento como um meio de nos elevarmos acima da situação em questão e revelar a força de amor, doação e conexão que atua em toda a natureza. Todos os eventos de nossas vidas e ao longo da história da humanidade estão nos levando à realização desse objetivo elevado.

Comente