Mundo – Realidade Ou Ilusão? Parte 6

laitman_625.02Eleve-se Acima Dos Sentidos Corporais

Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: Entretanto, é suficiente, pois esta é a regra: “Tudo o que é medido e extraído de Sua Providência, a fim de ser realizado na natureza da Criação, é completamente satisfatório”. Da mesma forma, a pessoa não pode desejar um sexto dedo em uma mão, porque os cinco dedos são suficientes.

Estamos dispostos de modo que seja suficiente termos cinco dedos na mão. Nos incomodaria se tivéssemos um sexto dedo? Por exemplo, um macaco tem um dedo especial para agarrar galhos. Seria bom para nós tê-lo também. No entanto, eu não preciso mais disso! Não sinto necessidade de mais um dedo. É o mesmo em todo lugar, em todos os meus sentidos, não sinto falta de nada.

Telescópios e microscópios são apenas ampliações quantitativas dos órgãos sensoriais, sua expansão. Mas se eu usar todos os meus sentidos, não sinto falta de um órgão sensorial adicional. Posso dizer que gostaria de ouvir ondas ultra e infrassonoras como golfinhos. Mas tudo isso vem da natureza, é apenas uma expansão e não novos órgãos sensoriais.

Assim, tudo o que temos em nós não causa nenhum sentimento de falta, é o suficiente para nós e, portanto, não estamos mais nos desenvolvendo. A única maneira de se desenvolver é elevar-se acima dos nossos sentidos: não quanto receberei em meus órgãos sensoriais, mas quanto posso trabalhar com eles na direção da doação.

Aqui, especificamente, eu começo a sentir não a mim mesmo, mas o mundo ao meu redor, me elevo acima de mim. Aqui está uma ciência completamente diferente sobre o mundo: a sabedoria da Cabalá.

Pergunta: E se cinco dedos forem suficientes para mim? Eu apenas vivo assim.

Resposta: Quando eu vivo no que é suficiente para mim, é o nível animado. Se eu quiser entender a fonte de tudo o que está acontecendo, nada além da Cabalá ajudará.

De KabTV, “Fundamentos da Cabalá”, 15/09/19

Comente