Mundo: Realidade Ou Ilusão? Parte 3

laitman_214Uma Pessoa É Uma Reação À Influência Da Natureza

Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: Este nome é tão tangível e tão próximo de nós como se fosse totalmente percebido por nossos sentidos. Até as crianças pequenas estão familiarizadas com a palavra “eletricidade”, bem como com palavras como pão, açúcar e assim por diante.

Além disso, se você deseja exercitar um pouco suas ferramentas de escrutínio, eu direi que, como um todo, como não há percepção do Criador, é impossível alcançar a essência de qualquer uma de Suas criaturas, mesmo os objetos tangíveis que sentimos com as mãos.

Parece que tudo está claro para nós, mas, de fato, nada está claro. De alguma forma, podemos trabalhar com eletricidade, porque tudo ao nosso redor é a manifestação dessa força. Mas o que é essa força? Nós não sabemos.

Assim, tudo o que sabemos sobre nossos amigos e parentes no mundo da ação diante de nós nada mais é do que “conhecimento das ações”. Elas são estimuladas e nascidas pela associação de seu encontro com os nossos sentidos, que nos dão satisfação completa, embora não tenhamos nenhuma percepção da essência do sujeito.

O fato é que não atingimos a essência de nenhum fenômeno natural, como eletricidade, gravidade, magnetismo e assim por diante, mas apenas seu efeito em nós. Algo me gravita – “Oh, isso significa que há uma força de gravidade e eu posso medi-la”. No entanto, não sei o que essa força realmente é.

A sabedoria da Cabalá diz que, de tal forma, também podemos alcançar o Criador. Nós O alcançamos por Suas ações. Está escrito: “Das Tuas obras Te conheceremos”.

Essa é uma limitação muito séria para nós. Alcançaremos a essência dos fenômenos? Nunca! Mesmo se aspiramos a isso.

De fato, nós, em geral, nem sequer aspiramos a isso. Temos algum tipo de movimento, impulso, mas não sofremos com o fato de não termos isso e, portanto, não temos nada para revelar a essência dos fenômenos naturais. Nós vemos apenas o efeito deles porque nós mesmos somos o efeito.

No entanto, é possível elevar-se acima disso para a realização absoluta? Lá, muito além da plena realização do Criador, começaremos a entrar em contato com o ponto de onde tudo vem. Talvez haja uma oportunidade de sair de nossas sensações dos efeitos e chegar à essência, à verdade.

Em algum lugar lá no fundo nós queremos isso. Porém, onde podemos obter essa sensação, essa falta? O sentimento da verdade, a raiz, a base, a fonte de tudo o que está acontecendo é tão necessário para nós?

Há muitas nuances aqui, e eu gostaria de provocá-lo um pouco, para causar tanta emoção que você desejará revelar isso.

Em outras palavras, todos os fenômenos corporais que atingimos são apenas através da reação de nossos órgãos sensoriais à influência deles. Isto é, somos o efeito, a reação a algum tipo de influência.

De KabTV, “Fundamentos da Cabalá”, 15/09/19

Um Comentário

  1. GD RAV LAITMAN

    OBRIGADO

    SAO PAULO BRASIL

Comente