Mudar Para Um Novo Limiar De Sensibilidade

laitman_962.6Que tipo de descida devemos esperar após a grande Convenção que realizamos na Europa? Descidas podem ser muito fáceis e calmas, porque já estamos acostumados a elas e não nos preocupamos com o nevoeiro e a confusão na cabeça. O Criador não nos dá descidas que nos derrubam; as descidas se tornam mais qualitativas, mais “profissionais”. É como um artista profissional ao avaliar uma imagem que pode levar em conta os menores detalhes e pinceladas, e uma pessoa comum vê apenas um enredo simples. Essa é a essência do profissionalismo, e é a mesma coisa conosco em relação às descidas.

Embora às vezes recebamos enormes descidas que nos atordoam e nos paralisam, privando-nos da visão e da audição, na maioria das vezes agora não haverá descidas tão difíceis como antes. Em vez disso, elas serão sutis, onde teremos que notar que não temos o antigo desejo e adesão ao Criador e uma atitude sensível em relação aos amigos na dezena. Todos os sentidos estão um pouco entorpecidos.

Assim, temos a oportunidade de aumentar nossa sensibilidade. É como se a receptividade fosse transferida para uma nova faixa e precisássemos nos sintonizar a ela. Uma pessoa comum nem notará nada de incomum aqui, mas um especialista distinguirá muitas mudanças.

Temos que estar muito atentos, porque é possível que o estado atual pareça normal em relação às descidas e endurecimentos passados ​​do coração, como se não houvesse descida e peso. Mas eu estou conectado à dezena? Eu não sinto isso, isso significa descida. Eu penso em aderir ao Criador ou não penso em nada? Tal neblina em minha mente significa uma descida. Minha sensibilidade foi mudada para uma nova faixa, aumentada em dez vezes. Agora eu tenho que reconhecer grandes subidas e descidas pelos discernimentos muito sutis.

Não é mais um declínio no humor ou um embotamento completo como antes. Parece que tenho um humor normal e a capacidade de pensar, ao contrário de quando via tudo pintado de preto e não conseguia reunir meus pensamentos. No entanto, agora, neste novo desejo e mente, devo decidir que não estou aderido ao Criador; isto é, devo aumentar o limiar de sensibilidade dos sentimentos e da mente dentro de mim para trabalhar com discernimentos mais sutis. Isso deve ser feito à força por meio de oração e pedido.

Eu subirei realmente a um novo nível. Afinal, quero levar em conta detalhes que nunca havia notado antes quando pensava que tudo estava em ordem. Mas não é o caso se eu não tiver adesão, nem pensamentos sobre o Criador e a dezena, nem a nitidez adequada dos sentimentos. Meus sentidos estavam embotados e eu me sinto bem com isso, quando a coisa ruim nesse estado é a minha não adesão ao Criador em sentimentos e pensamentos.

É isso que devo exigir e pedir; então começarei a distinguir escuridão e descidas através de discernimentos mais sutis. O Criador estará dizendo: “Pegue, não se preocupe, está tudo em ordem!” Mas eu discordo de pegar e sair; eu exijo Dele estar mais perto Dele e, portanto, sinto uma escuridão muito maior do que antes.

O endurecimento do coração não significa que sinto peso, escuridão e total falta de entendimento na mente e no coração. Isso pode ser expresso nas coisas mais imperceptíveis, simplesmente não recebo o desejo do alto e preciso aguçar minha mente e sentimentos por mim mesmo e encontrar o ponto de conexão com o Criador. O fato de não ter essa conexão e precisar solicitá-la, exigi-la e vencê-la à força já é considerado o endurecimento do coração.

Anteriormente, eu costumava estar na escuridão quando não conseguia sair da cama ou não ouvia o que me diziam e não entendia as palavras. Hoje não tenho isso, entendo do que se trata e posso sentir. No entanto, não tenho um forte desejo de adesão ao Criador, a antiga aspiração, e isso é escuridão para mim. Os sentimentos e a mente funcionam, mas o anseio e o desejo desapareceram e essa é a escuridão.

Começo a definir o conceito de escuridão em parâmetros mais altos. Eu medi as trevas não pelo quanto não recebi do Criador, mas até que ponto não anseio por Ele. Só me preocupo com isso e não com o quanto recebo Dele. Isso não é importante para mim, porque não quero receber, quero doar, ansiar. Isso significa um novo limiar de sensibilidade no trabalho do Criador, na atitude em relação a Ele.

Quero que minha mente e meu coração funcionem apenas para trazer satisfação ao Criador. Não me importo com o que tenho em meus Kelim (Vasos), mas apenas com o que posso dar a Ele a partir deles.

Anteriormente, eu considerava a perda de desejo ou entendimento um endurecimento do coração. Agora isso não está lá, tudo parece estar em ordem. Então, eu tenho o endurecimento do coração ou não? Dizem que a cada momento há uma descida, se somos capazes de vê-la porque novos Kelim são constantemente revelados. Agora posso me sentir bem, mas tenho desejo pelo Criador, o desejo de doar a Ele através do grupo, de amá-Lo? Caso contrário, é chamado de endurecimento do coração.

Este é um novo tipo de endurecimento do coração, que não existia anteriormente. Eu nem prestava atenção a essas pequenas coisas antes, mas agora sou obrigado a fazer exatamente isso. Isto é, as subidas e descidas são agora avaliadas em relação ao desejo, anseio e doação ao Criador. Com relação a isso, agora tenho que me examinar se estou em subida ou descida, não pelo que sinto em meus Kelim, mas pelos meus sentimentos em relação ao Criador.

De repente, descubro que não tenho nenhum desejo e motivação anteriores. Anteriormente, fui pressionado pelo fato de não ter realização e agora minha motivação deve ser a falta do Criador. Como posso encontrar esses desejos e necessidades para alcançá-Lo dentro de mim, ansiando por doar e amar em um momento em que não sinto necessidade disso? A solução é conectar-se à dezena e, através dela, fazer uma oração ao Criador.

O Criador costumava despertar a escuridão e agora devo despertar a escuridão antes do amanhecer. É muito mais difícil. Eu próprio devo cuidar do meu Kli, meu desejo, pelo Criador. Costumava me voltar a Ele porque me sentia mal, e agora que não sinto nada, como vou me voltar a Ele? Aqui é o lugar para o anseio, a oração e a ação. Esta é uma situação mais complicada, um grau qualitativamente novo. 1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 12/11/19, “Endurecimento do Coração – Convite para Subir”
1 Minuto 25:00