Por Que Devemos Respeitar Os Idosos? (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Por que devemos respeitar os idosos?

Os idosos representam a camada da sociedade que possui um reservatório de sabedoria e experiência.

Vemos que pessoas com desejos mais desenvolvidos, como cientistas, que buscam conhecimento sobre nossas vidas e o mundo, desenvolvem mais em sua prática à medida que envelhecem.

Quando os cientistas atingem a idade avançada, não param de trabalhar cientificamente, pensam e relaxam pelo resto da vida. Depois de passar grande parte de suas vidas acumulando conhecimento e experiência, quanto mais velhos eles se tornam, mais se aperfeiçoam em seu trabalho científico. Não há idade para quem busca ciência, conhecimento e sabedoria.

Devemos respeitar os idosos, porque precisamos muito deles e podemos nos beneficiar muito da riqueza de sua sabedoria e experiência.

O que aconteceria se todos os idosos fossem removidos do planeta? Não sentimos isso, mas o mundo perderia uma imensa quantidade de riqueza e profundidade.

Um dos problemas hoje é que se tornou normal viver até os 90 anos de idade ou mais. Quando eu era mais jovem, ter mais de 60 anos era considerado velho, com 70 sendo o pico. Agora são mais de 90 anos. Infelizmente, porém, a sociedade ainda não percebeu como fazer o melhor uso das pessoas nessa faixa etária. É um sinal de que não conseguimos entender melhor o que a natureza nos deu.

É comum imaginar nossos idosos como aqueles que nós afastamos da rotina diária, se aposentam e descobrem maneiras de relaxar e aproveitar a vida até morrer. Infelizmente, porém, falhamos em ver como essa abordagem nos separa da fonte vitalizadora da atividade humana que resulta de sermos membros contribuintes da sociedade. Atualmente, numerosos estudos mostram os benefícios fisiológicos e psicológicos do contato humano, e isso não é diferente para os idosos. Além disso, a morte não ocorre como resultado da velhice, mas como resultado de pessoas perdendo o envolvimento com a vida.

Devemos, portanto, antes de tudo, entender o que mais falta aos idosos, que é se expressar. Além disso, para permitir que os idosos se expressem, precisaríamos estabelecer sistemas que ativem sua contribuição para a sociedade.

Por exemplo, atualmente em Israel, existe um projeto experimental que une pessoas de 80 anos com crianças de 4 anos por 2 a 3 horas por dia, em um esforço que visa beneficiar mutuamente os idosos e as crianças. Apoio essa iniciativa. Em geral, na estrutura de uma família de três gerações – avós, pais e filhos – os filhos podem receber um tipo mais cru de conexão emocional dos avós do que dos pais, que é livre de pressão e mais sincera. Da mesma forma, os idosos podem encontrar maneiras abundantes de expressar suas muitas ideias da vida ao compartilhar com as crianças, e as crianças podem aprender e obter um tipo especial de atenção de seus idosos.

Deveríamos, portanto, respeitar os idosos por sua riqueza de sabedoria e experiência, e, em vez de deixar os idosos se separarem da sociedade e murcharem, devemos procurar maneiras de oferecer-lhes autoexpressão, ao serem membros contribuintes da sociedade.

Comente