Pelo Amor Dos Amigos

laitman_947Pergunta: Quando há um desejo de satisfazer um amigo, nos esquecemos de nós mesmos. Em teoria, esse desejo só por si seria suficiente para me anular de alguma forma?

Resposta: Sim, talvez, por enquanto. Provavelmente isso mudará mais tarde. O que significa satisfazer um amigo? Significa que você está preparado para sacrificar tudo, se somete ele receber o que quer.

Pergunta: O meu desejo de satisfazer o amigo é egoísta?

Resposta: Não importa que seja egoísta. No momento, não verifico se é egoísta ou não. Ainda não estou em posição de ponderar egoísmo e altruísmo. Estou preparado para satisfazer o amigo com o que ele quiser. Isso se chama amor por ele.

Então, há graus em que subirei e descobrirei que isso é amor egoísta e, de fato, nem mesmo pelo amigo, mas por mim mesmo, que satisfaço meus desejos dessa maneira.

Aprendemos que o amor pelo amigo só é possível acima do próprio ódio. É preciso sentir o  próprio ódio e, na mesma medida, sentir o amor pelos outros. Será então o amor pelo amigo e não pelo meu novo desejo, porque isso é autoengano.

Da Convenção na Moldóvia “Dia Um” 06/09/19, “Dissolver-se nos Amigos”, Lição 1

Comente