O Significado Dos Livros Cabalísticos, Parte 4

laitman_587.01A Torá É A Linguagem Do Programa Da Humanidade

O Livro do Zohar, BeHaalotecha [Quando Você Montar as Velas], Item 58: Ai de quem diz que a Torá vem contar histórias literais e as palavras não instruídas de Esaú e Labão. Se é assim, ainda hoje podemos transformar as palavras de uma pessoa sem instrução em lei, e ainda mais agradáveis ​​que as delas. E se a Torá indica assuntos mundanos, mesmo os governantes do mundo têm entre eles coisas melhores, então vamos segui-los e transformá-los em lei da mesma maneira. No entanto, todas as palavras da Torá têm o sentido mais elevado.

O fato é que você pode escrever romances mais fascinantes do que a Torá. Mas ela apresenta uma história completamente diferente, que é codificada.

Cada letra, cada palavra, tudo o que aparece na Torá, da primeira letra “ Bet – ב” até a última letra “Lamed – ל” é um código. A palavra “letra” traduzida do hebraico significa “sinal”. Isto é, são certos sinais que se seguem em uma sequência.

A Torá não tem divisão em palavras. Não há sinais de pontuação: pontos, vírgulas, hifens, etc. Ela representa uma frase do começo ao fim, sem divisão em nenhum intervalo. Nesse sentido, a linguagem da Torá é um pouco como a linguagem de computador. É a linguagem do programa da humanidade, que deve cumpri-lo.

Cada letra da Torá é um sinal que uma pessoa deve expressar em si mesma, em suas propriedades. O que significa ler a Torá corretamente? Eu pego cada sinal, cada letra e me formato de acordo com isso: um formato, um segundo formato, um terceiro.

Depois, eu passo por certos estados. São esses estados que eu experimento desde o início da Torá até o fim que de mim formam um Adam, um ser humano, que é completamente semelhante ao Criador.

A Torá é um programa segundo o qual cada pessoa a lê corretamente, como se esculpisse cada letra em seu desejo egoísta. Então, esses desejos são gradualmente transformados em propriedades, ações e estados altruístas, e uma pessoa alcança sua completa equivalência com o Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 18/12/18

Comente