Como Você Pode Dizer O Que É Bem E O Que É Mal?

laitman_565.01O bem e o mal é um tópico eterno, mas no artigo “Paz no Mundo”, Baal HaSulam escreve que o bem e o mal são avaliados pelas ações do indivíduo em relação à sociedade.

Isto é, ele imediatamente toma uma direção completamente diferente e, portanto, nossas ações são avaliadas de uma maneira totalmente diferente. Embora as ações de qualquer pessoa possam ser tão pessoais e individuais que parece impossível atribuí-las à sociedade; no entanto, elas são avaliadas apenas em relação à sociedade.

Pergunta: Eu posso dizer: “Fiz uma boa ação”?

Resposta: Não. Não importa quão bem ou mal você trate uma planta, um animal, uma pessoa ou até você, você influencia o ambiente, a sociedade, com seus pensamentos e ações. Portanto, tudo é avaliado em relação à sociedade: como ela mudará, o que acontecerá com ela.

É assim que você mede se suas ações são boas ou más e até que ponto.

Como posso saber se minhas ações naturais são boas ou más em relação à sociedade? Eu acaricio a cabeça de uma criança, então esta é uma boa ação. Como isso afeta a sociedade? Como posso avaliar?

Todas as minhas ações, sejam quais forem, trazem algumas consequências para o ambiente. Como posso sentir isso?

Observação: Mas geralmente dizemos que uma pessoa fez uma boa ação ou que machucou alguém.

Meu Comentário: Mas como você sabe? Digamos que você derrote alguém. Você o corrigiu com isso?

O fato é que, até sentirmos todo o sistema da natureza em que existimos, como o afetamos e quais reações recebemos dele, não seremos capazes de nos comportar corretamente e avaliar corretamente nosso comportamento.

Não temos indicador, avaliador ou dispositivo de medição, algo que eu possa olhar e dizer: “Isso foi positivo e agora é negativo” e até que ponto.

Se eu sentisse isso, poderia exigir algo de mim mesmo e veria nos outros, eles seriam o meu dispositivo, como a flecha de um mostrador que se move em direção ao bem (positivo) ou ao mal (negativo). Então eu poderia andar por aí e me orgulhar que tenho tudo no positivo.

Observação: Mas geralmente existem leis da sociedade humana que devemos cumprir.

Meu Comentário: É claro que na natureza existem leis, mas na sociedade humana elas são totalmente distorcidas. Este é o problema. Não sabemos como nos comportamos. Nosso comportamento é bom ou ruim e quais consequências nossas ações têm? Claro, isso é terrível.

Pergunta: Como um Cabalista avalia suas ações para determinar se elas são corretas ou não?

Resposta: Se eu não me controlo e ajo instintivamente, minhas ações são completamente erradas, más e prejudicam a sociedade e o mundo.

Se quero agir corretamente, devo conectar-me à sociedade ao meu redor, unir-me a ela, sentir o quão próximo estou dela, existir nela, senti-la, controlar minhas ações e sentir suas consequências na sociedade ao meu redor, na intenção de doação e amor, independentemente de mim. É quando posso dizer que estou agindo corretamente.

No entanto, isso requer prática, uma metodologia para sair de mim mesmo, entrar nos outros e começar a sentir a conexão com eles. Nesse caso, você começará a se sentir em um mundo diferente.

De KabTV, “Fundamentos da Cabalá”, 21/07/19

Comente