Vire O Rosto Para A Parede – Descubra Que A Doação Realmente Existe

laitman_962.3“E Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor”. Isso descreve o estado de uma pessoa que trabalhou por muitos anos em sua correção, realizando todas as ações necessárias para finalmente descobrir que estava fazendo tudo em prol de seu egoísmo e que não tem como agir de maneira diferente. Essa percepção chega a ela depois que ela acumula certa medida de sofrimento e decepções e continua apesar de tudo. Como diz o ditado: “Qualquer coisa, exceto partir”.

Ela então começa a sentir que realmente existe algo de doação, que está fora dela, fora de seu desejo de receber. Se ela trabalha com esse novo desejo de doar, revelado dentro dela, sente que possibilidades ilimitadas estão escondidas nela.

Antes disso, é impossível entender o que é doação, por que ela é necessária e por que oferece possibilidades ilimitadas em comparação com a recepção egoísta, que é limitada, escassa e estreita. É impossível receber para mim mesmo algo mais que uma fraca iluminação, “uma pequena vela”. Mas, desenvolvendo o desejo de doar através do trabalho na grandeza do Criador, revelamos essa capacidade até o tamanho do Criador. Podemos então estar em doação ilimitada, e o Criador se conecta com esse desejo e se revela nele.

Por muitos anos, uma pessoa trabalha e age, mas acontece que tudo isso está dentro do egoísmo. Sua frustração e confusão se acumulam até que ela repentinamente revela em golpes subsequentes o que significa sair de si mesma e se tornar uma doadora. Ela sente que não há nada além da anulação e subjugação constantes. Você apenas tem que inclinar a cabeça, aceitar o que quer que aconteça, e nada mais é necessário.

Isso não pode ser feito antecipadamente. Mas quando uma iluminação vem em resposta aos esforços de uma pessoa, ela chega ao grau de Ezequias: finalmente, ela vira o rosto para a parede, sabendo orar, pedir, anular-se diante da Shechina. Ela vê que o grupo, a sociedade, o muro e a Shechina são todos iguais.

É uma transição do desejo de receber em que existimos por natureza, para o reconhecimento de que a subjugação e a anulação são o mais importante. “Virar-se para a parede” significa não deixar partição entre a Shechina e o coração, nenhuma casca ao redor do coração.

Orar, virando-se para a parede, é abrir o coração para a Shechina, a força de doação. Tanto uma pessoa como o Criador agem com a força de doação, e ambos querem remover todas as partições entre si.

Ao descascar a casca do coração, ou seja, remover a intenção egoísta de todos os desejos, revelamos o desejo de doar. Tudo já existe: o Criador e o coração da pessoa, e é preciso apenas remover a armadura, a casca ao seu redor. É por isso que precisamos orar. 1

A transição é que, inicialmente, eu estava totalmente no egoísmo, mas não percebia. Descobri então que agia apenas para o meu próprio prazer, mas queria me doar para remover a armadura egoísta. É como um ovo cozido do qual a casca já é facilmente descascada. Se a pessoa amadureceu, ela começa a descascar sua casca e sente cada vez mais que precisa de ajuda.

A ajuda vem em resposta à oração, e a oração não pode ser para mim, mas apenas para a dezena, para o mundo inteiro. A Shechina está no pó e oramos para elevá-la, aumentar sua importância aos nossos olhos. Caso contrário, não teremos a oportunidade de doar a ela, porque fazemos apenas o que consideramos importante.

Por isso, pedimos que a Shechina, ou seja, a força de doação, seja importante para nós e, em seguida, seremos capazes de doar. Se a doação for importante para mim, eu me engajarei nela e, se não for importante, eu a esquecerei. Portanto, pedimos ao superior que nos dê a sensação da importância da doação para que possamos fazer o trabalho. Sem essa importância, nada acontecerá, seremos incapazes de fazer qualquer coisa.

Certamente, qualquer tolo pode trabalhar em prol de algo importante. No entanto, é necessário ser muito sábio para fazer uma coisa tão estúpida e pedir a importância da qualidade da doação. É por isso que estamos lutando: tornar a doação importante para poder doar. É impossível explicar ao desejo de receber por que isso é necessário – apenas o ponto no coração pode entender isso. 2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/10/19, “E Ezequias Virou o Rosto para a Parede”
1 Minuto 21:11
2 Minuto 1:01:30

Comente