Pense No Criador

laitman_962.2Pergunta: Existem muitos métodos de progresso espiritual que aparentemente falam da mesma coisa, mas discordam dos métodos de conquista do Criador. Cada nação deve ter seu próprio método de conquista da força superior?

Resposta: Isso é verdade, porque alcançar o Criador só é possível através da anulação e eliminação do egoísmo que separa uma pessoa do Criador. Este trabalho realmente depende da natureza da pessoa. A principal abolição completa do egoísmo é chamada de método de Israel, que Abraão recebeu. Existem métodos que ele deu como presente às setenta nações do mundo que naquele tempo viviam na antiga Babilônia.

É o mesmo princípio: a pessoa deve anular o egoísmo. Com essa anulação, ela começa a sentir a força superior. Toda nação tem seu próprio tipo de egoísmo e, portanto, os métodos de sua anulação diferem. No entanto, qualquer pessoa pode usar o método da Cabalá como o principal método que ajuda a todos. A ciência da Cabala é um caminho amplo e confiável, pronto para cada pessoa. Outras nações podem usar seus métodos, mas há uma diferença no tipo de realização espiritual que podem alcançar dessa maneira.

É desnecessário que todos estudem a sabedoria da Cabalá, porque estudamos não para saber, mas para atrair a luz que reforma. A anulação do ego é possível de diferentes maneiras. Por exemplo, eu sei de um caso em que, devido a um grande sofrimento, uma pessoa anulou tanto seu ego que recebeu certo sentido do Criador. O método da Cabalá é como a estrada principal. Mas existem todos os tipos de caminhos ao seu redor designados para diferentes tipos de almas.1

Se eu não penso em mim mesmo, sou capaz de pensar no Criador. Não pode haver dois mestres no mundo: sou eu ou o Criador. Eu não me importo comigo mesmo, mas apenas como não me desconectar do pensamento de que o Criador me molda a todo momento, implementando o pensamento da criação.

Eu vou trabalhar, cuido da família, penso em como atravessar a rua com segurança, mas, ao mesmo tempo, quero sentir como cada momento e cada situação foi organizada para mim pelo Criador. Isso significa não pensar em si mesmo, porque acho que tudo é feito pelo Criador, não que eu mesmo organize tudo.2

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá, 24/08/19, Perguntas e Respostas com o Dr. Michael Laitman

1 Minuto 00:00
2 Minuto 16:20

Comente