Para O Bem De Todo O Corpo

laitman_962.7Israel é chamado de “Eu sou a cabeça” (Li Rosh) e, portanto, corrigindo-se, corrige todo o corpo da alma comum, isto é, todas as outras nações. A correção do corpo é o objetivo principal. Ele não pode se corrigir por si só, mas apenas por meio da correção de Israel, a cabeça. O corpo espiritual de Israel existe apenas para conexão com as nações do mundo. Obviamente, não estamos falando de corpos materiais. 1

Se uma pessoa decide jejuar, seu corpo sofre, mesmo que a decisão seja tomada pela cabeça. O corpo não entende por que deveria sofrer; não decidiu nada e, portanto, fica perplexo. É assim que as nações do mundo sofrem com todos os tipos de problemas, anomalias climáticas e outras adversidades, e não entendem por que merecem tudo isso. Afinal, elas não decidem nada e não podem influenciar esses fenômenos.

Mas instintivamente, elas acham que existe uma cabeça responsável por essas decisões, chamado Israel. Devido ao comportamento incorreto e corrupto dessa cabeça, o corpo sofre. A cabeça também sofre, mas não tanto quanto o corpo. Existem bilhões de pessoas no mundo que estão sofrendo, morrendo de fome, adoecendo de todos os tipos de doenças, e quem é o culpado? Na verdade, a culpa é de Israel. Portanto, a reação natural por parte do corpo é o ódio instintivo.

É como um corpo que foi forçado a entrar em greve de fome com um propósito que não conhece e com o qual não concorda. A cabeça decidiu que ia morrer de fome agora, e o corpo sofre. O corpo não toma decisões; não tem cabeça, apenas o estômago que precisa ser preenchido. O corpo precisa encher o vaso, mas sente que não é permitido fazer issoo e o estômago está vazio. Portanto, o corpo odeia a cabeça sem entender por que isso está acontecendo.

O corpo não pode entender, não pode decidir e não pode aceitar a restrição porque precisa do preenchimento. A cabeça não fornece o preenchimento e, portanto, o corpo amaldiçoa a cabeça. Existe apenas uma solução aqui: a cabeça deve se comportar corretamente e prender o corpo a si mesma. Quando eles se tornarem um, o corpo entenderá que essa greve de fome e todas as outras ações são para o bem de todo o corpo, para o bem do Criador.

Antes de tudo, é a cabeça que deve ser fixada para que haja unidade: os pensamentos corretos e as boas decisões. Então, a cabeça agirá com o corpo de acordo com o desejo da parte superior, isto é, o Criador: ela anexará o corpo a si mesma e atuará junto com ele como um organismo inteiro a toda a sua altura.

Israel deve se unir com a intenção de levar à conexão da força superior com o corpo, as nações do mundo, por meio de sua correção. É para esse propósito que existimos. Somos apenas um adaptador, um canal de conexão entre o Criador e as nações do mundo.

Todo o mal do mundo é uma consequência do fato de a cabeça estar organizada incorretamente. Todo o bem que ainda existe no mundo chega até nós do Criador como um avanço. Israel é uma cabeça corrompida entre o Criador e as nações do mundo. Portanto, recebemos golpes do Criador e das nações do mundo. As nações do mundo devem conhecer a missão do povo de Israel para nos empurrar propositadamente.

Elas precisam entender do que depende a correção e por que odeiam Israel. Baal HaSulam explica que a disseminação desse conhecimento entre as nações do mundo deve preceder a correção, como o Faraó, que conhecia o destino do povo de Israel e permitiu que eles partissem. Então a pressão das nações do mundo se tornará construtiva e trabalharemos juntos. 2

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/12/19, Um Kli que Contém uma Bênção por Israel

1 Minuto 5:55
2 Minuto 7:59

Comente