“Os Incêndios Na Amazônia Terão Um Efeito Significativo Nas Mudanças Climáticas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Os Incêndios Na Amazônia Terão Um Efeito Significativo Nas Mudanças Climáticas?

Os incêndios na Amazônia não terão um efeito significativo nas mudanças climáticas. Para entender se a natureza agirá em nossa direção, positiva ou negativamente, no futuro, precisamos entender como influenciamos a natureza e como a natureza reage à nossa influência.

Ao contrário da opinião de que influenciamos a natureza por meio de nossas ações externas sobre a própria natureza, como o desperdício e a poluição que infligimos ao meio ambiente, de acordo com a sabedoria da Cabalá, essas ações não são as que levam a todos os tipos de desastres naturais e crises.

O que leva a desastres e crises naturais é unicamente no nível humano, em nossas conexões. No nível de nossos pensamentos, atitudes e comportamentos em relação um ao outro, causamos ondulações em toda a sociedade e natureza humanas, e a natureza reage a nós de acordo com a forma como nos relacionamos.

Se nos relacionarmos positivamente um com o outro, com o objetivo de nos conectarmos positivamente, experimentaremos reações positivas da natureza. Se nos relacionarmos negativamente um com o outro, com o objetivo de prejudicar e explorar um ao outro em benefício pessoal, experimentaremos reações negativas da natureza. É isso que experimentamos atualmente.

A natureza está organizada em quatro níveis: inanimado, vegetativo, animado e humano.

Se adiarmos nossa correção no estabelecimento de conexões positivas entre nós, começando por não prejudicar um ao outro e melhorar infinitamente nossas conexões, experimentaremos mais e mais efeitos negativos sobre a natureza.

Por exemplo:

  • Se não conseguirmos corrigir nossas relações no nível inanimado, que por enquanto pode ser interpretado como não trabalhar no ódio contra outras pessoas que surge em nós, haverá perturbações na natureza no nível inanimado, como terremotos e erupções vulcânicas.
  • Da mesma forma, se não conseguirmos corrigir nossas relações no nível vegetativo, o que pode ser interpretado como uma falha em impedir-nos de prejudicar os outros, haverá problemas no nível vegetativo, como incêndios.
  • Se não conseguirmos nos corrigir no nível animal, ou seja, nos permitirmos entrar em guerras e conflitos, encontraremos problemas no nível animal, como extinções de certas espécies, bem como o ressurgimento de doenças passadas e novas doenças.
  • A reação positiva ou negativa da natureza para conosco no futuro depende de quanto ativamos nossa capacidade humana, isto é, nossa capacidade de nos conectarmos acima de nossos impulsos egoístas divisivos.

Portanto, quando vemos o sistema completo de uma pessoa como um mundo pequeno e o mundo como nosso ambiente envolvente, veremos o nível de integração que nós, humanos, precisamos ter com o mundo: que nossas atitudes mútuas precisam passar por uma atualização, ou seja, tornar-se atencioso e positivamente conectado como um substituto do egoísmo antagônico que cresce dentro de nós e nos divide cada vez mais.

Então, de acordo com a integração dos níveis inanimado, vegetativo, animado e humano dentro de nós, entre nós, com o meio ambiente e com o sistema completo da natureza que nos envolve, experimentaremos harmonia se percebermos conexões humanas positivas ou crises e golpes se não o fizermos.

Comente