“Os Incêndios Na Amazônia São Um Problema Para Toda A Terra?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:A Amazônia É Um Problema Para Toda A Terra?

Precisamos ver toda a natureza como um sistema integral. Isto é, existe um foco atual nos incêndios na Amazônia, mas há um emaranhado de problemas ambientais, incluindo poluição do oceano e do ar, esgotamento do ozônio, surtos de desastres naturais, desde erupções vulcânicas até terremotos e furacões, sem mencionar muitos outros, e todos eles são influenciados pela pessoa que, de acordo com a sabedoria da Cabalá, é um mundo pequeno.

Portanto, quando alcançarmos estados em que nos organizamos internamente, ou seja, quando nossas atitudes mútuas se tornarem equilibradas e positivas, também experimentaremos fenômenos positivos de fora, ou seja, da natureza.

Não causamos problemas ambientais com nossas mãos. Nós os causamos com nossa falta de correção interior. Ao permitir que nossos impulsos egoístas divisivos nos causem dano, atraímos uma resposta negativa da natureza. Além disso, quanto mais nos desenvolvemos sem corrigir nossas atitudes uns para com os outros, mais atraímos para nós reações cada vez mais severas da natureza.

Chegou a hora de alcançarmos a conexão entre todas as pessoas como em um sistema integral. Testemunhamos problemas de escala gigantesca na natureza e não sabemos como causamos esses fenômenos do ponto de vista de nossas atitudes mútuas.

Muitas pessoas, os líderes mundiais entre elas, pensam que, ao implementar ações voltadas para a natureza, como limpar o lixo dos oceanos, diminuir a poluição do ar ou reduzir o uso de combustíveis fósseis, teremos algum tipo de impacto positivo na natureza. No entanto, não é o caso. Os políticos usam especialmente essa retórica agradável apenas para fins de sua própria autopromoção.

Nada do que fazemos além de mudar nossas atitudes mútuas nos ajudará. Além disso, quanto mais esforços aplicarmos para consertar as coisas externamente sem sofrer uma mudança interior, mais danos causaremos. Por quê? Porque o mundo continuaria se desenvolvendo sem lidar com a causa de todos esses problemas: que precisamos nos corrigir atualizando nossas atitudes mútuas – de egoístas para altruístas, de divididos para conectados, e de egocêntricos para beneficiar toda a humanidade. Ao fazer isso, veremos uma resposta positiva da natureza.

A mudança interna de nossas atitudes mútuas é o que a natureza exige de nós. Observe que, de acordo com a sabedoria da Cabalá, “Natureza” e “Deus” são sinônimos (eles compartilham o mesmo número em Gematria – o sistema numérico Cabalístico). Precisamos nos tornar parte integrante de nossa consciência, entender o sistema em que estamos, a necessidade de nos assemelhar ao sistema da natureza e nos adaptar a ele.

Através de nossa adaptação à natureza, a natureza se acalmaria e se equilibraria.

A complementaridade e a plenitude abundariam em todos os níveis da natureza – inanimada, vegetativa, animada e humana – e, como resultado, experimentaríamos harmonia e perfeição.

Comente