15 Discernimentos De Rosh Hashaná

Dr. Michael Laitman

Da Minha Página No Facebook Michael Laitman 29/09/19

Nós celebramos Rosh Hashaná, o começo do ano hebraico, há 5.779 anos. O que realmente poderia ser renovado este ano e como podemos mudar nossa percepção da realidade para que o próximo ano seja significativamente melhor? Aqui estão 15 discernimentos que mudam a mente.

1. O Mundo Em Um Momento Decisivo
No século XXI, conseguimos tudo. No entanto, não podemos afastar os problemas e as doenças que nos atormentam tanto como indivíduos quanto como sociedade. Instabilidade política, divisão social, ameaças de terrorismo e segurança, desestabilização do clima, imigração em massa e muito mais – são apenas alguns dos sintomas que apontam para o emaranhado global que o mundo está enfrentando.
Por milhares de anos, tentamos consertar o mundo ao nosso redor de inúmeras maneiras. Mas os fatos comprovam que não quebramos a fórmula para uma vida pacífica e feliz. O lado positivo é que as pessoas estão começando a questionar o paradigma atual e a procurar uma nova abordagem para a vida.

2. O Mundo É Um Espelho Do Nosso Mundo Interior
O Ari, o Cabalista que descreveu toda a estrutura da realidade espiritual em grande detalhe, resumiu-a da seguinte forma: “O homem é um mundo pequeno; o mundo é um homem grande”. Em outras palavras, o mundo inteiro é um reflexo do mundo interior do homem, reflete as consequências das qualidades interiores do homem. Se aprendermos a perceber a realidade corretamente, encontraremos a conexão entre o que acontece no mundo e o que acontece dentro de nós. Assim, mudando o homem, podemos mudar o mundo.

3. Os Seres Humanos São Motivados Pelo Desejo
O poder que impulsiona o desenvolvimento da humanidade é o desejo de receber prazer. Esse desejo cresce em quantidade e qualidade. A escada do desenvolvimento do desejo humano começa com os desejos físicos e básicos por comida, sexo, família e abrigo, continua com os desejos sociais e humanos por dinheiro, honra, poder e conhecimento e culmina com o desejo de realização espiritual. A cada passo da escada, o desejo molda nossa percepção da realidade.

4. O Desejo Egoísta Molda A Percepção Humana
Em um certo estágio do desenvolvimento do desejo humano, as pessoas querem ter prazer às custas das outras. A Cabalá chama essa fase natural do desenvolvimento de “egoísmo”. O crescente desejo egoísta no homem molda sua percepção da realidade. Como resultado, o homem vê o mundo exterior em uma crise crescente, um mundo em que o homem é um lobo para o homem.

5. O Ego Humano Em Um Beco Sem Saída
O desejo egoísta vê inúmeras possibilidades para extrair prazer do mundo. Ele está em constante busca por maior prazer. Mas, repetidas vezes, o homem fica desiludido, pois o desejo se depara com a insatisfação que causa decepção e frustração. Com o tempo, a amarga experiência acumula-se na humanidade e cada geração cresce desencorajada da perseguição mais rapidamente do que a anterior. Esta é a razão do aumento meteórico da demanda por drogas e o fenômeno da depressão se tornar a principal causa de incapacidade no século XXI.

6. Para Mudar O Mundo – Mude O Homem
Instintivamente, queremos corrigir o mundo à nossa volta, pois é aí que nossos problemas aparecem. Mas isso é uma ilusão. A fonte de nossos problemas é o ego crescente em nosso mundo interior. Assim como o painel de um veículo mostra os dados do motorista, como velocidade, combustível e assim por diante, o mundo apresenta ao homem vários dados para informá-lo sobre suas qualidades internas. Portanto, se corrigirmos nosso egoísmo, nossa atitude negativa para com os outros, o “painel” nos apresentará um mundo perfeito – uma réplica do nosso mundo interior.

7. O Homem Muda Sua Relação Com Os Outros
A atitude do homem em relação à realidade muda quando ele trata os outros como ele trata a si mesmo. Tratar o próximo de maneira positiva também gera uma atitude positiva em relação aos outros níveis da natureza: inanimado, vegetativo e animado. É por isso que os sábios da Cabalá cunharam a famosa máxima: “ame o seu próximo como a si mesmo”. Não se trata de boas maneiras ou moralidade, mas de um meio para uma mudança fundamental em nossa percepção da realidade. No esforço de perceber todas as partes da realidade ao nosso redor como um todo, evocamos a força natural que constrói uma nova percepção dentro de nós. Em outras palavras, uma pessoa que se aprimora, melhora diretamente o mundo ao seu redor.

8. Toda Crise Calibra Nossa Percepção
O objetivo por trás de todos os problemas que nos atormentam, tanto como indivíduos quanto como sociedade, é que prestemos atenção à correção do nosso ego, que melhoremos nossa atitude um com o outro. Enquanto negligenciarmos isso, a realidade nos pressionará cada vez mais para calibrar nossa percepção da realidade.

9. O Caminho Positivo Para Uma Mudança Na Percepção
Uma maneira agradável, eficiente e rápida de mudar nossa percepção da realidade é um processo educacional de conscientização. Nesse processo, a pessoa aprende a ver e sentir o mundo como uma réplica de suas qualidades interiores. Passo a passo, ela pode atualizar sua percepção da realidade consciente e independentemente – não através de crises.

10. O Mundo Virtual Nos Prepara Para Uma Nova Percepção Da Realidade
A transformação do mundo em uma pequena vila global nos ajuda a entender que estamos todos conectados e interdependentes. O que acontece em um indivíduo afeta o mundo inteiro. Paralelamente à crescente interdependência, as redes e tecnologias virtuais estão se desenvolvendo exponencialmente. Elas nos libertam das correntes do mundo físico e nos acostumam à ideia de que a humanidade é uma essência interior dentro de nós. Por exemplo, quando as pessoas se comunicam virtualmente, elas formam o caráter interno da pessoa ou do grupo com quem se comunicam.

11. Uma Pequena Mudança De Desejo – Uma Enorme Mudança No Mundo
Pode parecer que mudar nossa percepção da realidade requer um escrutínio intelectual ou uma autoanálise profunda, mas esse não é o caso. Como o desejo é o que molda nossa percepção, tudo o que é necessário é uma genuína mudança de desejo, ou seja, uma mudança emocional e sincera. Isso significa que ações simples que aumentam nossa sensibilidade à unidade entre as pessoas podem focar nossa percepção e, assim, projetar uma imagem mais clara do mundo.

12. Conectar As Peças Da Realidade Leva À Revelação Do Criador
O trabalho regular de “amar ao próximo como a si mesmo”, ou seja, o esforço para compreender todas as partes da realidade como um todo, revela-nos a força única que opera a realidade. A força que é o fundamento da realidade, que une o inanimado, vegetativo, animado e humano a um sistema harmonioso. É assim que gradualmente começamos a sentir como a mesma força opera tudo na realidade.

13. O Mundo Está Dentro De Nós: A Próxima Revolução Depois De Einstein
A humanidade está enfrentando uma tremenda e profunda mudança na abordagem da vida e de toda a realidade. Assim como a humanidade acreditava que o sol girava em torno da Terra e Copérnico provou o contrário, e assim como Einstein redefiniu a realidade como uma imagem relativa que depende do observador – o próximo estágio revolucionário do desenvolvimento nos mostrará que a realidade é uma projeção do eu interior do homem.

14. Os Pioneiros Na Mudança Do Conceito De Realidade
As pessoas que alcançaram uma nova percepção da realidade são chamadas de “Cabalistas”. O primeiro grupo de Cabalistas que levaram uma vida social baseada em uma percepção completa da realidade tornou-se “o povo de Israel” ao longo dos anos. Desde então, o papel do povo judeu tem sido servir como um exemplo para a humanidade, um exemplo para uma sociedade que vive em uma percepção unificada da realidade. Este é o verdadeiro ensinamento do povo de Israel, e esta é a razão do sentimento inexplicável do mundo em relação ao povo judeu.

15. Rosh Hashaná É Uma Oportunidade De Mudança
Rosh Hashaná significa o começo de uma mudança no homem, uma mudança em sua percepção da realidade. Portanto, o próximo feriado simboliza a oportunidade perfeita para decidirmos que este ano estamos mudando de ideia e de coração para perceber uma nova realidade.

Feliz Rosh Hashaná!

Comente