“Qual O Lado Certo No Conflito Israel-Palestina?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Qual Lado Está Certo No Conflito Israel-Palestina?

Nenhum lado está correto porque nenhum lado sabe a verdade. A questão é: qual é a verdade?

Somente o povo de Israel determina a atitude que as nações do mundo têm em relação a eles. As nações do mundo não têm livre escolha em como percebem Israel. De acordo com a sabedoria da Cabalá, Israel é um povo com livre arbítrio, porque foi o povo de Israel que recebeu a capacidade de superar a natureza humana egoísta – o desejo de desfrutar às custas dos outros – que é executado no piloto automático dentro de cada pessoa. Se o povo de Israel fizer a escolha de se elevar acima dos impulsos egoístas e divisores, uma abundância de bondade fluirá para o mundo através deles. Da mesma forma, se o povo de Israel falhar em fazer essa escolha, deixando o egoísmo continuar crescendo, nenhum acordo os ajudará: será ruim para eles e para o mundo.

A livre escolha é a escolha de conectar-se entre si e, ao fazer isso, revelar a força superior – a força de conexão e amor – aqui neste mundo. Se falharmos em fazer essa escolha, o lado negativo da força de conexão e amor – divisão e ódio devido a desejos egoístas crescendo sem qualquer regulação efetiva – irá repercutir em toda a humanidade em profundidade e largura. Esta é a raiz de qualquer atitude positiva ou negativa das nações do mundo em relação a Israel.

Hoje, uma vez que o povo de Israel não está fazendo nenhum esforço para realizar seu papel unificador no mundo, o sentimento antissemita e anti-israelense – incluindo a negação do Estado de Israel – cresce a fim de pressionar o povo de Israel a cumprir seu dever no mundo.

Portanto, os palestinos não são responsáveis ​​pela maneira como pensam e se comportam em relação a Israel. A lei da natureza atrai a humanidade para a conexão no auge de seu desenvolvimento, e aqueles que resistem e negam Israel agem de acordo com sua função dentro deste sistema, que é pressionar o povo de Israel a exercer sua livre escolha. Assim, eu vejo nos que odeiam Israel simplesmente a força da natureza, que se revela a nós de tal maneira. O povo de Israel, no entanto, tem livre arbítrio, isto é, a capacidade de mudar a si mesmos, pois receberam um método de correção do mundo. Então, quem é o culpado? Não posso dizer que os palestinos ou qualquer pessoa no mundo sejam os culpados por qualquer ódio contra Israel, já que ninguém no mundo além do povo de Israel tem livre escolha. Há uma afirmação na sabedoria da Cabalá sobre isso: “os chefes dos ministros estão nas mãos de Deus”. Isto é, aqueles que estão em posições dominantes em todo o mundo não têm livre escolha em como pensam e agem, visto que as o sistema da natureza opera sobre eles para que eles realizem o que precisa se desdobrar na natureza.

Comente