O Longo Caminho Para A Questão Sobre O Sentido Da Vida

laitman_760.3Pergunta: Na parábola sobre o escudo e a espada, o rei presenteia seu filho com uma arma sem primeiro ensiná-lo a usá-la e se esconde. Por que ele não mostrou ao filho como lutar contra inimigos sabendo que eles o atacariam?

Resposta: Você não se sente assim neste mundo? Você não sente que foi jogado aqui e existe sem saber por que, como e para quê? De repente, você é informado de que existe a ciência da Cabalá que o ajudará a se sentir no mundo superior e a aprender o propósito de sua existência.

Afinal, na verdade, você está perdido e não sabe de nada. Este é realmente o nosso estado no mundo material. Portanto, primeiro de tudo, vamos definir que estamos verdadeiramente em tal estado.

Agora, outra pergunta: Por que recebemos um estado em que existimos como animais, sem saber onde estamos, para que e por quê?

Nós nos desenvolvemos ao longo de milhares de anos como animais até nos tornarmos seres humanos. Depois, continuamos nos desenvolvendo por milhares de anos até que, dos chamados seres humanos, cresce algo que começa a fazer perguntas como: “Por que eu existo?” “Quem sou eu?” “Qual é o propósito da vida?” “Qual é o sentido da vida?” “O que acontece comigo antes do nascimento e depois da morte?” Dezenas de milhares de anos se passam até a humanidade começar a pensar sobre isso e fazer perguntas porque em cada geração o egoísmo cresce e gradualmente nos desenvolve. Agora estamos pensando: por que tudo isso é necessário? Nós realmente precisamos disso? Existem muitas perguntas que são muito difíceis de encontrar respostas.

Por que não recebemos uma resposta imediatamente? É para compreendermos primeiro a nossa questão. Acredite em mim, não é assim tão simples. Por muito tempo, talvez até alguns anos, você será atormentado até que essa questão amadureça plenamente em você. Só então você verá a resposta.

Da Lição de Cabalá em Russo, 07/04/19