Evolução Dos Desejos, Parte 12

laitman_546.02Para Onde A Cabalá Nos Leva?

Falando francamente, a natureza de cada um é usar a vida de todas as criaturas do mundo para seu próprio benefício. Tudo o que a pessoa dá ao próximo só é feito de forma forçada, sob compulsão. (Baal HaSulam, “Paz no Mundo”)

Pergunta: Baal HaSulam escreve que cada um usa o outro de maneiras diferentes. Apenas cerca de 10% das pessoas têm uma orientação altruísta. Mas ainda assim, como o Baal HaSulam enfatiza, elas são altruístas egoisticamente, em prol de si mesmas.

Resposta: Em primeiro lugar, a Cabalá nos ensina o que é a nossa natureza: somos egoístas absolutos em todos os níveis. Mas não precisamos nos corrigir nos níveis inanimado, animado e vegetativo, porque somos incapazes de fazer isso.

Precisamos nos corrigir apenas no nível humano, isto é, na sociedade. Precisamos criar uma sociedade na qual estaremos harmoniosamente conectados uns aos outros, substituiremos uns aos outros, apoiaremos uns aos outros.

Somente em uma rede de conexão entre si, na comunicação correta entre nós, podemos nos elevar acima do egoísmo. Então todos os outros níveis de egoísmo –inanimado, vegetativo, animal – também se juntarão ao nível humano.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 03/12/18

Comente