Conversa Entre Michael Laitman E O Prof. David Patterson: A Responsabilidade De Ser Um Povo Escolhido


O professor David Patterson, Hillel A. Feinberg, presidente do Holocaust Studies na Universidade de Dallas, Texas, se reúne com o Cabalista Dr. Michael Laitman para discutir as razões do antissemitismo e o papel dos judeus no mundo.

Como autor do livro, Antissemitismo e Suas Origens Metafísicas (2015), o Prof. Patterson menciona que uma das principais razões para o antissemitismo é o sigilo da cultura judaica e a capacidade do povo judeu para se comunicar com Deus, que os judeus escondem. Além disso, o Prof. Patterson afirma como essa habilidade divina é o que faz dos judeus um povo escolhido, separado de outras nações do mundo.

O Dr. Laitman elabora o que significa ser um povo escolhido: isto é, transmitir ao povo que ele é escolhido. Isso pode ser feito mostrando um exemplo de atitude amorosa, de acordo com o que está escrito: “ame ao próximo como a si mesmo” (Levítico 19:18). Se assim for, então, por que os judeus? Isso remonta às origens do povo judeu.

O grupo de Israel (das palavras “Yashar Kel” [“direto à força superior”]) como um coletivo de 70 nações, foi reunido por Abraão em torno do princípio “o amor cobre todos os crimes” no topo da grande crise na antiga Babilônia chamada Torre de Babel.

De acordo com os ensinamentos de Abraão, há duas forças que operam a realidade: o ego humano em evolução contínua (“negativo”), ou seja, o ego como o desejo de desfrutar às custas dos outros e a força de conexão entre as pessoas (“positivo”). Aparentemente, conectando essas duas forças opostas e definindo o “positivo” acima do “negativo” é possível revelar a Divindade, uma única força de amor e doação, chamada na Cabalá “o Criador”.

Depois que os judeus deixaram a Babilônia, o ego humano continuou evoluindo. Eles assim revelaram o ódio infundado entre eles e não podiam mais cobri-lo com amor. Portanto, os judeus perderam sua conexão com a força superior, esqueceram seu método de conexão e se dispersaram por todo o globo.

Por causa da atual crise global em todas as áreas, o mundo exige o método de conexão acima do ego, revelado por Abraão, e os judeus, mesmo que não tenham consciência disso, são os portadores desse método. A partir de agora, o povo de Israel tem que reativar sua conexão e mostrar um exemplo para a humanidade: ser a chamada “luz para as nações” (Isaías 42: 6) – ensinar e compartilhar um método educacional para todos serem capaz de aprender a viver harmoniosamente no mundo de hoje. Se os judeus não cumprirem seu papel, o antissemitismo aumentará ainda mais, mas se eles tiverem sucesso, o mundo inteiro terá a oportunidade de revelar a sublime força superior de amor e doação através de sua unificação e viver uma nova vida de felicidade, confiança e perfeição.