Chore O Templo Que Ainda Não Foi Construído Em Nossos Corações

laitman_961.2O dia 9 de Av é um dia que reflete um estado enfatizado muito importante no desenvolvimento da criação: a quebra. Sem essa quebra, nenhuma correção é possível. Portanto, por um lado, é um evento alegre, mas, por outro lado, é um dia de luto, contemplando-se como foi possível evitar a quebra, ou pelo menos, resistir a ela.

Como de costume, na espiritualidade, dois opostos são incluídos juntos em um evento. Portanto, devemos lamentar todos os desastres que resultaram da destruição, que foi planejada nas raízes espirituais. No entanto, por outro lado, devemos nos alegrar por termos atravessado a quebra e estarmos em processo de correção. Essa oportunidade nos é dada desde o tempo do Ari, e é apenas devido à nossa própria negligência que ainda não saímos da quebra para a correção.

É isso que devemos lamentar no dia 9 de Av, não a ruína do Templo que ocorreu há milhares de anos, mas o Templo que ainda não foi construído em nosso coração, e que é como se fosse arruinado novamente a cada dia. Este é o verdadeiro luto e catástrofe: por que ainda somos levados à ruína e à destruição? Afinal, está escrito: “Cada dia que o Templo não é ressuscitado é como se fosse destruído de novo”. É nisso que devemos pensar.

Em vez disso, lamentamos a ruína que ocorreu há 2.000 anos, como se fôssemos grandes justos e essas pessoas fossem más, pois permitiram que a ruína do Templo e dos romanos e egípcios subissem ao poder. Não é para nós julgá-los, não entendemos o que aconteceu naquela época. Todos esses eventos foram inevitáveis ​​de acordo com a ordem de desenvolvimento dos graus.

Entretanto, se hoje, tantos anos após o Ari quando a hora chegou e a sabedoria da Cabalá foi revelada, ainda rejeitamos a Cabalá e o método de correção, não admitindo a necessidade de conexão – esta é a verdadeira quebra dentro de nós. A verdadeira catástrofe não é aquela que aconteceu no passado, mas a que está acontecendo agora dentro de nós dia após dia.

O rabino Akiva chamou para amar o próximo como a si mesmo. No entanto, quando o Templo foi arruinado, ele se alegrou, porque significava o início da correção. Portanto, precisamos pensar no presente e no futuro, e não se arrepender do passado.

A quebra do passado foi o resultado das forças superiores lutando entre si. Embora entendamos que o Templo deve ser destruído, ainda precisamos resistir à quebra. Devemos discordar da saída da santidade. Se você alcançou até mesmo uma gota de espiritualidade, deve se proibir de cair em Klipa.

Portanto, o rabino Akiva estava chamando para “amar o próximo como a si mesmo”. Por outro lado, se a quebra já aconteceu, devemos entender que foi para o bem e a partir desse momento a correção começa. Se o Templo foi arruinado, não devemos chorar sobre isso. Em vez disso, devemos começar a restaurá-lo com força renovada.

Não há nada pior que a quebra. No entanto, somente a partir desse estado quebrado é possível ressuscitar e renascer e, portanto, é bom quando descobrimos nossa quebra. Nós, tentamos repetidamente nos conectar, mas cada vez descobrimos como as forças do mal estão despertando dentro de nós ainda mais fortes do que antes. Isto é, revelamos uma quebra maior.

Isso é revelado precisamente quando quero me conectar com os amigos e de repente descubro  que não posso fazê-lo. Durante todo o dia eu estava sonhando sobre como amanhã vou encontrar meus amigos e haverá uma forte conexão entre nós. De manhã, eu acordo e nem me lembro de que há uma reunião hoje. Eu esqueci tudo! Todas as minhas boas intenções desmoronaram em pó; isso é o que é chamado de quebra, é assim que ela é revelada em nós.1

Eu mesmo não tenho forças para resistir à destruição. A única maneira é incorporar-se ao ambiente correto que tem essa força. Os amigos devem me segurar e me arrastar atrás deles e, através disso, eles mesmos são fortalecidos. Afinal, eu era uma razão para eles se unirem em prol da minha salvação. Acontece que eu ajudei o grupo.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/07/19, Lição sobre o tema “ Tishaa BeAv
1 Minuto 08:20