Blitz De Dicas De Cabalá – 10/03/19

laitman_549.01Pergunta: Ao ler O Estudo das Dez Sefirot, adormeço, mas quando ouço O Zohar, ele me fascina. Vale a pena continuar lendo O Estudo das Dez Sefirot, ou ele é destinado apenas aos homens?

Resposta: Se você é uma mulher, geralmente não precisa ler O Estudo das Dez Sefirot; em vez disso, leia os artigos e cartas de Baal HaSulam e Rabash.

Pergunta: Na Introdução ao Estudo das Dez Sefirot, é dito que se uma pessoa aprende a Torá e não alcança o que é necessário após 3 a 5 anos, ela não verá mais sucesso no caminho. Por que o estudo da sabedoria da Cabalá é o último recurso?

Resposta: Essas coisas foram ditas para que as pessoas que realmente anseiam aprender a Torá saibam que ela foi dada a uma pessoa para a correção de si mesma e a revelação do Criador para ela neste mundo. Portanto, se uma pessoa estuda a Torá por 3 anos e não vê nenhum resultado, isso significa que ela deve se mover para a sabedoria da Cabalá.

Pergunta: Baal HaSulam disse que a alma do grande Ari estava vestida nele. Essa era a mesma alma ou ele alcançou o mesmo grau que o Ari?

Resposta: Não, é a mesma alma. Isso é chamado de “Concepção das Almas”.

Pergunta: A sabedoria da Cabalá é também uma sucessão, uma herança. De quem o Baal HaSulam a herdou? Quem foi seu professor?

Resposta: Seu professor foi um rabino de Porosov, uma pequena cidade perto de Varsóvia, onde ele morava. Mas quando Baal HaSulam entendeu que havia ido além de seu professor, decidiu que deveria deixar a Polônia e viajar para Israel, e foi o que ele fez.

Pergunta: Graças à abordagem científica, eu leio Salmos, Eclesiastes e textos Cabalísticos com um sentimento de que nem sequer entendo uma única palavra neles. Isso não é terrível?

Resposta: Isso é terrível. Você deve ler com sentimento e compreensão. É dito que “o coração entende”, ou seja, que deve haver uma combinação particular entre sentir e compreender, da compreensão ao sentimento e do sentimento à compreensão. Um supervisiona e define o outro.

Pergunta: Quando se lê um livro de Cabalá, significa que se experimenta os estados do autor durante a leitura?

Resposta: Eu suponho que sim. Como é entendido, você não pode experimentar o que o autor experimentou, mas você pode, até certo ponto.

Pergunta: Um aluno pode se aproximar imediatamente do estudo dos escritos do Baal HaSulam? Ou ele deve primeiro entender e compreender, ou seja, abordá-los?

Resposta: Eu começaria com os artigos dos Cabalistas acima de tudo, que foram escritos para os círculos mais amplos da sociedade. Estes são “Matan Torá (A Entrega da Torá)”, “O Arvut (Garantia Mútua)”, “Paz no Mundo”, e assim por diante.

Pergunta: Para um Cabalista, qual é o significado do desaparecimento da parte bestial (morte)?

Resposta: Não tem significado. Se algo acontecer comigo, vou aceitar isso com calma absoluta. A única coisa que me preocupa é dar uma boa lição com intensidade total e sacudir os alunos preguiçosos que estão comigo em todo o mundo. Nada mais me preocupa. Espero que seja assim por mais algum tempo. Pelo menos, é para isso que estou vivendo.

Pergunta: Posso mostrar resumos dos livros que escrevi com minhas próprias palavras ou devo queimá-los?

Resposta: Você pode deixá-los com você. Mesmo que alguém os veja ou escute, tudo bem.

Da Lição de Cabalá em Russo, 10/03/19

Comente