O Que Significa Ser Judeu No Século XXI? (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:O Que Significa Ser Judeu No Século XXI?

Há de fato muita confusão sobre o que significa ser judeu, de onde vêm os judeus e qual é a verdadeira identidade do povo judeu. A maioria dos judeus seria incapaz de lhe dizer de onde se originaram, por que os árabes também são considerados semitas e por que existem judeus em lugares como a Índia, o Paquistão e a África.

Hoje, é costume que, se sua mãe é judia, você é judeu. No entanto, isso nem sempre foi assim. No passado, a judaicidade era transmitida pelo pai.

Em nosso mundo, os judeus são considerados um grupo de pessoas que se exilou há 2 mil anos da antiga Babilônia. Devido à dispersão do povo judeu em todo o mundo, eles não têm cultura, idioma, país ou centro próprio. Além disso, se você disser que o país dos judeus é Israel, então observe que o Estado de Israel existe apenas nos últimos 70 anos, e muitos judeus também discordam de que Israel seja seu país. Portanto, se você perguntar aos judeus e não-judeus quem são os judeus, você não ouvirá duas opiniões iguais.

O povo judeu é um fenômeno estranho na humanidade. Eles são como uma pedra no sapato da humanidade, algo que cada vez mais pressiona por uma solução. Além disso, o tema da identidade judaica nunca é levantado de maneira generalizada porque desperta muitos problemas entre os judeus que vivem em diferentes países e culturas. Portanto, é um problema de escala global, e elevá-lo significa acender uma chama maciça em todo o mundo. Os árabes em todos os lugares imediatamente pulariam para a oportunidade de lidar com isso, discordando das definições de judeus sendo filhos de Abraão. Eles também discordam de que judeus e muçulmanos sejam irmãos, como está escrito na Torá, que descreve judeus e árabes vindo de um único pai. Outro problema é que existem muitos conflitos nas definições de judeus no cristianismo e, portanto, também não é exposto a partir dessa perspectiva.

A atmosfera geral em torno de tal questão é: Por que levantar a questão sobre a identidade judaica se ela criaria muito mais problemas do que já experimentamos em nosso mundo? Então, pessoas de todas as nações, religiões e culturas, incluindo os próprios judeus, geralmente não tocam nela. Especificamente em nosso tempo, é melhor não despertar essa pergunta.

Comente