O Amor Cresce Constantemente

laitman_276.05Precisamos entender que o desejo de receber nunca será preenchido porque não é o egoísmo que é preenchido, mas a intenção de doar. Nós nos voltamos para o Criador na fé acima da razão. Em vão, esperamos nos preencher com a sensação do Criador, para alcançar Sua revelação. De fato, devemos formar Sua imagem dentro de nós mesmos; isso é o que nos preencherá.

A diferença é que não é o Criador que vem e me preenche, mas eu estou cheio do desejo por Ele, construindo Sua imagem dentro de mim pelo fato de que quero me assemelhar a Ele.

Nós não podemos ser preenchidos com amor. Se eu recebo conteúdo de alguém que amo, o amor desaparece rapidamente, queima e pode até se transformar em rejeição e ódio. Amor significa que eu constantemente desenvolvo o desejo para com o ente querido e isso sustenta o meu amor. Então eu posso ser preenchido com ele para sempre. Esse anseio, essa paixão, é chamado de luz refletida.

Isso significa que nossa oração deve nos preencher. Ao pedir ao Criador, não esperamos receber nada: o próprio apelo para Ele já será um preenchimento. Acima de todos os tipos de perturbações e obstáculos, queremos desenvolver um apelo ao Criador, fazer uma restrição ao nosso egoísmo, à tela e à luz refletida. Eu não exijo mais nada, sentindo a imagem do Criador que eu construí na luz refletida e isso me preenche. Mas nós nunca alcançamos o próprio Criador.

Como um casal apaixonado, vendo que seu amor está gradualmente desaparecendo, eles pensam em como despertá-lo. Mesmo que ainda não tenha desaparecido, eles tentam aumentar seu amor, porque se você não o reacender, ele desaparecerá. Então eles chegam à conclusão de que isso é impossível; é impossível lutar com a natureza, com o hábito.

A pessoa é incapaz de amar para sempre. Gradualmente, o amor se torna um hábito e o hábito não traz satisfação. Só há uma saída: aumentar o anseio, o desejo, o desejo um pelo outro. Então o amor pode queimar para sempre.

O sentimento entre dois amantes deve sempre se desenvolver. Isso é possível apenas desenvolvendo um sistema acima do desejo egoísta; esta já é uma área espiritual na qual a ciência da Cabalá está envolvida.

A espiritualidade é uma continuação do desenvolvimento corpóreo, mas em uma direção eterna quando o amor cresce constantemente e não se desvanece. Ao mesmo tempo, o sinal de mais e o sinal de menos não se anulam, mas se apoiam mutuamente.

Em essência, estas são as mesmas forças da natureza, apenas organizadas de novas maneiras. Dizem que o Criador não criou nada de novo.1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/07/19, Oração

1 Minuto 38:48

Comente