Estamos Atualmente Testemunhando Um Ressurgimento Do Antissemitismo? (Quora)

Michael Laitman, no Quora:Estamos Atualmente Testemunhando Um Ressurgimento Do Antissemitismo?

Sim. Vemos que, ao longo da história, há períodos em que o ódio das nações do mundo em relação aos judeus aumenta e diminui. Além disso, tal ódio é distinto dos judeus, e não dos árabes ou de outras nações, e você poderia dizer que o ódio dirigido pelos judeus cresceu especificamente e caiu várias vezes ao longo de mil anos. Por isso, muitos pesquisaram o antissemitismo, mas ninguém sabe sua base causal e como resolvê-lo, e assim continua sendo um problema.

A sabedoria da Cabalá explica a razão do antissemitismo e por que ele sobe e desce ao longo da história. De acordo com a Cabalá, o antissemitismo depende apenas do povo judeu: na medida em que os judeus se aproximam de sua raiz espiritual – um povo unido (“ama teu amigo como a ti mesmo”) que dê um exemplo de unidade ao mundo (“uma luz para as nações”) – o antissemitismo diminui. Da mesma forma, quanto mais distantes os judeus se tornam de suas raízes, o antissemitismo aumenta, atingindo os extremos genocidas que temos visto no Holocausto e nos pogroms.

O antissemitismo depende de os judeus alcançarem sua raiz espiritual: unirem-se “como um homem com um só coração” e revelarem essa sublime conexão com o mundo. As nações do mundo sentem que os judeus têm um certo fundamento, que os judeus estão mantendo longe deles, e que este fundamento é a chave para a felicidade e prosperidade de todas as nações. Assim, as nações do mundo mantêm inconscientemente uma demanda para o povo judeu, que os judeus tragam a abundância e a verdade que está trancada deles. As nações do mundo acham que os judeus sabem que possuem essa chave, mas os próprios judeus não têm consciência disso.

Portanto, em nossa época, a sabedoria da Cabalá carrega a obrigação de explicar o papel do povo judeu, já que um futuro de felicidade e prosperidade ou um futuro de sofrimento e desespero para todos – judeus e não-judeus – está nas mãos dos judeus se unindo e passando unidade ao mundo.