Cabalistas Infalíveis?

laitman_961.2Pergunta: Existe um culto à personalidade na Cabalá? Você acredita na infalibilidade de alguns autores ou tudo deve ser tratado com certo grau de ceticismo?

Resposta: Francamente falando, eu, com minha pouca realização espiritual, não posso dar ao luxo de avaliar os Cabalistas. De fato, apesar do fato de que eu sinto, compreendo, alcanço e habito em algum espaço espiritual, estou nele ao nível de um menino de quinze anos em nosso mundo.

O que posso dizer sobre isso? No mundo espiritual, quando você compreende até mesmo em tal nível, isso lhe dá a sensação de que você é apenas uma pessoa jovem, você ainda não sabe muito e, portanto, não pode abrir sua boca, criticar ou fazer qualquer avaliação.

Posso criticar Cabalistas tão grandes como meu professor Rabash e seu pai Baal HaSulam ou aqueles que os precederam: Baal Shem Tov e o Ari? Eles estão todos em absoluta realização do Criador. Portanto, não tenho nada a dizer sobre este assunto.

Eu aceito seus livros como um conhecimento absoluto. São pessoas que não cometeram erros ao subir ao seu nível, e seu nível está praticamente na Correção Final (Gmar Tikkun).

A única diferença entre eles é que cada um atingiu a raiz de sua alma, então há uma diferença na apresentação. Mas para mim, é realmente bom. Eu leio de um ângulo sobre a realização do mundo superior, depois de outro, de um terceiro, e isso me desenvolve.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/03/19

Comente