Alcance A Necessidade Da Oração

laitman_963.1Há pessoas que estão acostumadas a orar e há aquelas que nunca oraram e não estão acostumadas a pensar em si mesmas como dependentes de um poder superior, do destino. No entanto, para quem estuda a sabedoria da Cabalá, todas essas diferenças se tornam insignificantes. A pessoa não está mais relacionada à oração quanto a uma ação habitual familiar desde a infância. O estudo leva a pessoa através de todos os tipos de estados que a limpam de todas as confusões anteriores. Agora, ela entende que não tem nenhuma conexão com o Criador e que todos os pedidos eram artificiais.

Demora muito até que a pessoa comece a sentir que nada a ajudará a avançar, entender, sentir e conectar-se com o sistema da criação. Não importa quanto esforço ela invista nos amigos, no estudo, nada ajuda. A pessoa compreende com uma clareza cada vez maior a total desesperança de suas tentativas e chega à única conclusão: “Somente se o Criador me ajudar, poderei fazer algo e sair deste estado”.

Somente o Criador pode me ajudar, ninguém mais, nem eu mesmo. Com a ajuda de todos os meios, eu consegui passar por diferentes estados, subidas e descidas, para experimentar todos os tipos de sensações, a fim de finalmente entender que nada me ajudará, exceto o Criador. Aqui eu realmente alcanço a necessidade de oração. Se o Criador não ajudar, nada ajudará.

Então, o que a pessoa deve fazer para receber a ajuda do Criador? Como posso me convencer de que a ajuda virá somente de cima para alcançar este pedido correto que o Criador responderá? Isto é o que a Cabalá ensina: como e o que perguntar, e como se preparar para que o pedido traga a ajuda do Criador.1

A oração é um trabalho no coração. O coração determina todos os desejos e o cérebro apenas ajuda a realizá-los, a priorizá-los. Trabalhar no coração significa organizar desejos de modo que eles estejam prontos para mudar.

Este é o trabalho acima da razão. Se você orar pelo que sabe, é uma oração egoísta usual de uma pessoa deste mundo e, portanto, não causa nenhuma mudança significativa em você. Qualquer animal ora porque a oração é a sensação de falta em todos os átomos, moléculas e órgãos, todo o corpo. O Criador inicialmente criou uma deficiência; Ele mesmo é completo e, portanto, criou um ser criado que sente uma deficiência.

A verdadeira oração não vem das deficiências criadas em nós pelo Criador, isto é, da falta de dinheiro, saúde e outros problemas que o Criador desperta em cada um de nós. Vemos que o mundo inteiro está sofrendo de algum tipo de deficiência, porque a matéria da criação é o desejo de receber, que carece de realização.

No entanto, criando tal criatura, o Criador queria que a pessoa pedisse para ser elevada, de modo que não permanecesse dentro do desejo, pedindo por seu preenchimento, mas para subir a um grau mais elevado, acima dessas deficiências.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 08/07/19, Oração
1 Minuto 0:20
2 Minuto 11:10

Comente