A Fonte De Tudo O Que Existe

Laitman_138Baal HaSulam, “Os Escritos do Baal HaSulam, Volume 1”, A Qualidade da Sabedoria do Oculto em Geral”, Este Princípio Superior É Definido em Um, Único e Unificado: É óbvio que o superior é um. Ele compreende toda a realidade e todos os tempos – passado, presente e futuro – pois não se pode dar aquilo que não se tem. Se toda a realidade e a existência da realidade não estivessem incluídas Nele, não teriam surgido Dele, como é evidente para qualquer escrutinador, e sem perceber que encontramos corrupções nos modos da existência da realidade.

De fato, saiba que este é o estudo que os sábios do oculto chamam de “um”. O primeiro a estudá-lo foi Abraão, o Patriarca. (Isso é explicado no Livro da Criação e, portanto, é atribuído a Abraão, o Patriarca.) Isso significa que não há duas autoridades aqui – boa e má -, mas apenas boa.

O princípio fundamental da sabedoria da Cabalá é que existe apenas uma força, um objetivo, um caminho e um movimento, no universo, isto é, apenas uma fonte, além da qual nada existe. Daí o ditado: “Não há outro além Dele”.

Tudo o que nos parece existir além Dele é, de fato, Ele. O fato de que alguém em algum lugar e de alguma forma vê que algo supostamente existe é apenas um ligeiro desalinhamento, uma diferença do centro, quando você tem que combinar duas linhas para que elas atinjam exatamente o alvo. Então, a pessoa começará novamente a sentir que não há nada além do Criador.

Todos os desvios do conceito de “um, único e unificado” nos são dados, de modo que nos esforçamos repetidamente para confirmá-lo e nos fundir com ele. Esse é o objetivo do nosso desenvolvimento. O desenvolvimento é entrar e se dissolver nesta unidade.

Isso não cabe em nossa mente, memória, nem em nossas capacidades analíticas, porque para isso precisamos refazer completamente nossa abordagem, nossa visão do objetivo, do mundo, do espaço, do tempo, do movimento e, em geral, de tudo. Devemos relacionar tudo a uma única sensação: eu existo ou só Ele.

Pergunta: Então, eu não existo? Existe apenas Ele?

Resposta: Claro, eu não existo. Eu existo somente quando posso diferir Dele ou quando me misturo com Ele.

Da Lição de Cabalá em Russo 27/01/19

Comente