A Estrutura Do Universo, Parte 2

laitman_251Estágios do Desenvolvimento da Criação

O Criador emana a Luz (+) de preenchimento, satisfação, que dá origem a um desejo por ela, o Kli (vaso) (-).

A Luz é o estágio 0 (Keter). O primeiro estágio, Hochma, já é um desejo de receber que quer desfrutar da Luz. Esse desejo é natural, instintivo. Costumamos retratá-lo na forma de uma taça recebendo a Luz.

Depois que a Luz criou o desejo, ele começou a se transformar. Agora ele quer ser como a Luz e, portanto, recusa-se a desfrutar. A Luz gradualmente transfere suas propriedades de doação, e o desejo, que agora quer doar por si mesmo e ser semelhante à Luz, esvazia-se. Este é o terceiro estágio, Bina.

Pergunta: Se no estágio um eu queria receber, então no estágio dois, sob a influência da Luz, eu de repente quero doar, tornar-me como a Luz?

Resposta: Sob a influência da Luz, você começa a mudar.

O terceiro estágio é muito interessante. É o oposto do primeiro estágio, ou seja, aqui o ser criado alcança o estado oposto àquele em que foi criado. Posteriormente, Bina decide: “Se eu quiser doar, tenho que me realizar”. Portanto, com seu desejo de doação, cria uma nova etapa chamada Zeir Anpin.

Este é um desejo de receber, mas muito pequeno, não tão grande quanto o estágio de Hochma.

Pergunta: Por que o estágio dois é insuficiente? Afinal, nos tornamos como a força superior que doa.

Resposta: Não. Nós nos tornamos como a força superior em nossa intenção, mas não em nossa forma. Não doamos nada a Bina, simplesmente nos recusamos a receber. Mas quando Bina se realiza em Zeir Anpin, o terceiro estágio, é assim que se percebe como semelhante ao Criador.

Portanto, Keter é a propriedade do Criador para doar. Hochma é a realização desse desejo, doação. Bina recebe a propriedade que Hochma passa para ela e, por sua vez, se recusa a receber.

Mas, por enquanto, ela não tem nada para dar e nem sequer quer.

No terceiro estágio, Zeir Anpin, Bina percebe sua propriedade de doação. É como se tivesse dado à luz a ela, criado essa próxima propriedade e a preenchido.

Pergunta: Então, neste terceiro estágio, eu dou e tomo um pouco?

Resposta: Sim. Zeir Anpin é complexo, composto, como se fosse composto de duas partes, como Bina. Hochma também consiste de duas partes e o mesmo acontece com Keter. Isto é, o desejo de receber está sempre presente.

Quando Zeir Anpin é completamente preenchido por Bina, começa a sentir que o mais importante é ser preenchido em vez de se recusar a receber. Portanto, a propriedade que deseja ser preenchida é chamada Malchut (reino): o reino dos desejos.

Malchut é completamente oposto à Keter. Isto é, a criação, que é completamente oposta ao Criador, finalmente quer perceber o que Ele planejou para ela, ou seja, que o Criador quer doar, e Malchut quer receber o que Keter quer doar.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 27/11/18

Comente