Liberando Espaço Para O Criador

laitman_962.7O avanço espiritual depende da medida em que nos anulamos até um zero completo diante do grupo. Toda vez que volto a pensar na necessidade da autoanulação, fico novamente horrorizado. Eu mesmo nunca teria pensado em tal ideia; é claro, ela vem do Criador, seja diretamente de cima ou através do ambiente por todos os meios.

Eu mesmo não posso querer me anular medindo meu avanço espiritual com essa medida de autoanulação. Eu me vejo cada vez mais longe da espiritualidade e meus amigos cada vez mais bem-sucedidos. Isso realmente me desencoraja, dissuade e me irrita.

No entanto, por outro lado, eu tenho de entender que isso precisa ser assim. Se eu não me retirar de tais estados e se agradeço ao Criador a cada vez por me lembrar repetidamente do meu trabalho, então “cada centavo se acumula até uma grande quantia”, eu avancei e algum dia serei bem-sucedido.

Não importa se eu vejo ou não o meu sucesso, mas toda vez que consigo um despertar para a verdade, para minha anulação diante do grupo, dou outro passo adiante para o palácio do Criador e, portanto, devo estar alegre.1

Antes disso, eu tinha o desejo de desfrutar, um conhecimento egoísta. Então este lugar se esvazia; é esta pobreza completa que torna possível não exigir satisfação na compreensão e no sentimento, mas elevar-se acima deles e pedir a capacidade de preencher esse vazio com uma dedicação ao Criador através do grupo. Acontece que eu me desconecto do estado corpóreo, subo acima dele e preencho meus desejos com a grandeza do Criador. Isso é subir para o andar superior, para a fé acima da razão.

É impossível sequer comparar esses dois estados: razão e fé acima da razão. Tudo que eu entendo e sinto está dentro da razão, e acima da razão há algo que eu não quero entender e sentir: quero apenas doar ao Criador e sentir como meus amigos do grupo doam ao Criador. Portanto, estamos construindo um novo estado chamado “mundo superior”.2

É bom que eu sinta o vazio e a falta de anseio e de sentido da espiritualidade. No entanto, ao mesmo tempo, eu imagino a grandeza do Criador e o prazer que Lhe doo precisamente fazendo o trabalho para Ele sem qualquer recompensa. Isto deve ser muito importante para mim.

O Criador constrói propositadamente um estado para mim onde eu não O sinto e não O entendo, não sinto nenhum gosto Nele. Por isso, Ele libera um lugar em mim, limpando-o do lixo deste mundo, para que eu comece a preenchê-lo com a grandeza do Criador.3

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 06/06/19, Lição sobre o tópico “O Zero Absoluto”
1 Minuto 0:20
2 Minuto 5:30
3 Minuto 8:10

Comente