Trabalho Espiritual Das Mulheres

laitman_294.4Pergunta: Até que ponto as mulheres devem conhecer o Prefácio à Sabedoria da Cabalá (Pticha)? Deve ser tanto quanto os homens, ou existe alguma flexibilidade para as mulheres?

Resposta: Tecnicamente, as mulheres não têm que estudar a Pticha tão profundamente quanto os homens, mas é aconselhável conhecer seus fundamentos. O fato de termos estudado os primeiros parágrafos por um bom tempo é bom. É preciso aprender bem e examiná-lo em si mesmo, passar por isso. As mulheres também precisam disso.

A Cabalá não exige que as mulheres se conectem no mesmo nível que os homens, mas elas devem ter um entendimento geral de autoanulação.

A interconexão feminina é um grande problema. Mas elas têm que se elevar acima de si mesmas, porque quando a pessoa se eleva acima de si mesma, sem desejar nada, em plena autoanulação, é semelhante a estar na luz de Hassadim. Este é um estado inicial básico da ação altruísta na Cabalá, e as mulheres devem executá-lo. Não há mundo espiritual sem ele, sem conexão com o Criador ou qualquer outra coisa.

A pessoa é obrigada a se elevar acima de si mesma, apesar dos problemas que o Criador traz em cada um de nós: preguiça, falta de importância, desprazer com alguma coisa – não importa o que. Mas é preciso elevar-se acima disso.

A conexão com os outros é mais adequada para os homens do que para as mulheres. É o suficiente para as mulheres se elevarem acima de si mesmas e, ao fazerem isso, elas já começam o trabalho espiritual.

Portanto, eles não precisam tanto da dezena quanto os homens. As mulheres devem reunir-se apenas para se anularem. Mas elas não precisam estar conectadas com os outros em um só coração como os homens. Estes são diferentes níveis de natureza egoísta. Se elas simplesmente se anularem, atingirão o nível semelhante à conexão dos homens.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/04/19

Comente