Quando O Egoísmo Entra Em Erupção

laitman_531.03Pergunta: A humildade é o mesmo que se depreciar? Existe uma diferença entre humildade e menosprezar a si mesmo?

Resposta: Humildade e humilhação não são as mesmas coisas. No entanto, é muito cedo para analisarmos isso. O principal para nós é sempre tentar receber o que está acontecendo como vindo de cima, do Criador, especialmente quando o egoísmo explode em mim e eu começo a ficar com raiva e expressar descontentamento.

Isso significa que uma pessoa se opõe ao Criador, essencialmente dizendo: “Estou insatisfeita com o seu governo”. Isso é um problema. Não há humildade; não há sentimento de que o Criador governa tudo, que “não há outro além Dele”.

“Bem, o Criador controla tudo, não há outro além Dele, e eu sou contra Ele!” Esta é uma pura manifestação do egoísmo. Aqui, devemos tentar não anular o descontentamento de forma alguma, mas elevar-se acima dele: “Eu não quero que não esteja lá, senão vou descer a zero. Não! Eu vou me elevar acima disso e desta forma me tornarei mais alto que meu ego”.

É assim que precisamos tentar trabalhar. Eu não estou falando sobre mais. Mas é muito importante que comecemos a tratar a manifestação do egoísmo em nós dessa maneira. O mais importante é elevar-se acima de seu descontentamento.

Pergunta: E se eu sinto que não estou com raiva do Criador, mas de mim mesmo, do meu egoísmo. O que devo fazer?

Resposta: Se você está com raiva, você está insatisfeito com o Criador. Isso é tudo.

Em seguida, explore-se e decida o que fazer. Até que você esteja satisfeito com tudo o que acontece, você não se elevará acima do seu egoísmo e estará apenas no nível deste mundo.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/04/19

Comente