O Papel Das Mulheres No Trabalho Espiritual

laitman_543.02Pergunta: No trabalho espiritual, nos elevamos acima da oposição de nossas opiniões. Como resultado, sou especialista em esclarecimentos e a opinião da dezena torna-se tão importante para mim quanto a minha. Eu preciso constantemente absorver os desejos dos amigos e do mundo, mas você está dizendo que, como mulher, eu não preciso fazer isso?

Resposta: No nosso tempo, ainda não houve um estado em que mulheres em tais números apressem-se para a revelação do mundo espiritual. Congratulo-me com isso e estou muito feliz com isso.

Isso sugere que realmente chegamos a um novo estado quando o mundo deveria ser corrigido. No entanto, organizar mulheres em dezenas ainda me parece uma ação irrealista hoje.

Ainda não funcionará como com os homens. Será muito mais fictício, mais artificial. Existem tais condições entre as mulheres que elas são incapazes de superar. Elas têm um problema muito mais sério interagindo entre si do que os homens.

Um homem não tem relações antagônicas tão naturais quanto as mulheres. Portanto, não sei como direcionar a relação entre as mulheres. Vemos a partir da Torá que os homens se unem em grupos, em dezenas, e as mulheres se reúnem em torno deles, não se unindo entre si.

Foi assim quando recebemos a Torá no Monte Sinai, onde as mulheres estavam atrás dos homens, cercando-os. Alegoriamente, é sempre dito que as mulheres fornecem trabalho auxiliar para os homens. Elas aplicam pressão sobre eles, organizam-nos, forçam-nos a progredir; nesse sentido, elas não são apenas uma grande ajuda, mas força.

Nós vemos como uma mulher é muito quieta, mas sacode o nosso mundo. Não estamos dizendo que os homens gritam em todos os lugares – isso é apenas um jogo, logo passará. Tudo o mais no mundo é determinado por uma mulher.

Portanto, nós precisamos encontrar uma forma de disseminação feminina, participação feminina, comunicação feminina na Cabalá, que possamos entender e que corresponda ao desenvolvimento espiritual. Ainda não consigo expressar isso claramente. Eu estou dizendo como é.

Eu não posso imaginar uma dezena de mulheres. As mulheres são muito interconectadas artificialmente, não como os homens. E eu não posso dizer a mesma coisa para homens e mulheres porque cada um deles se sente completamente isolado dos outros. Não é assim com os homens. Eles se abraçam, sentam-se uns com os outros e um senso de comunidade prevalece neles. Isso é natureza.

Nós nos desenvolveremos mais e nos tornaremos mais sábios.

Da Lição de Cabalá em Russo 11/02/19

Comente