Em Um Grupo Com A Mesma Opinião

laitman_947Pergunta: O que devo fazer quando emoções negativas extremamente fortes me dominam? Tais coisas não podem ser discutidas no grupo, mas eu não posso mantê-las para mim, caso contrário, uma profunda depressão começa. Com quem posso discutir isso? Verdade seja dita, eu ainda não estou em um grupo e estou estudando o primeiro semestre on-line.

Resposta: Com quem você pode discutir essas coisas se não estiver em um grupo? Com ninguém. Eu não aconselho você a falar com ninguém sobre este assunto, porque ninguém vai te entender.

Você precisa estar em um grupo permanente e daí você será capaz de discutir isso com os amigos que estudam com você, lidam com os mesmos problemas e têm as mesmas perguntas que você. Não funcionará de outra forma.

Se você já tem um grupo e um professor, você pode fazer perguntas e discutir alguns tópicos lá. O professor deve colocá-lo em círculos, de tempos em tempos, para que você se acostume a uma discussão.

Pergunta: Uma pessoa deve compartilhar seus sentimentos quando está deprimida?

Resposta: Sim, você pode compartilhar o que sente. Não há nada de errado nisso. Todos nós passamos pelos mesmos estados. Então, você não dirá nada especialmente novo. Não haverá nenhum dos seus segredos pessoais e sinceros.

Mas você pode falar sobre isso apenas no grupo, apenas com aqueles com quem você estuda, não fora do grupo – nem com parentes, nem no trabalho ou em casa.

Pergunta: Onde está o limite da proibição de compartilhar seus estados internos entre si e discutir uma tempestade de sentimentos com outros novos alunos?

Resposta: Eu não posso lhe dizer isso porque você ainda não entende de quais níveis estamos falando. Eu acredito que você deve ler os primeiros 20 a 30 artigos do Rabash, que explicam o trabalho em grupo.

É possível discutir estados de seu desenvolvimento espiritual, sua vida espiritual entre si em um grupo. Mas apenas no grupo.

Da Lição de Cabalá em Russo, 16/12/18

Comente