Como Em Uma Tela De Cinema

laitman_928Pergunta: O Criador me influencia de forma diferente dependendo das mudanças em mim? Ou a influência Dele permanece a mesma, mas minha percepção dela muda? Quem muda: eu ou Ele?

Resposta: Em nosso mundo, falamos sobre o que uma pessoa sente: uma mudança no clima, no meio ambiente, na sociedade circundante e tudo mais.

Enquanto a Cabalá explica que tudo está dentro de mim: sociedade, humanidade, o clima e tudo o que acontece. Mas eu vejo isso apenas de fora, externo a mim, como diferentes níveis da natureza.

Portanto, mudando-me por dentro, eu mudo o mundo fora. Por outro lado, para mim, o mundo parece estar do lado de fora, de modo que eu, mudando a mim mesmo, veria o resultado de minhas mudanças.

Imagine apenas que há uma “tela” de 360 ​​graus ao meu redor, e nela vejo as mudanças que ocorrem em mim em todos os quatro níveis: falante, animado, vegetativo e inanimado. Estes são os quatro estágios do desejo que se projetam em uma “tela” externa, como em um cinema.

Existem duas abordagens aqui. Ou eu, mudando a mim mesmo, mudo o mundo ao meu redor para melhor. Ou permaneço o mesmo e o mundo ao meu redor muda para me forçar a mudar. Isto é, ou o Criador me puxa para frente com uma força positiva ou Ele me empurra por trás com uma força negativa. Eu vejo tudo isso na “tela” ao meu redor.

Pergunta: Então, o que pode ser dito sobre as quatro estações do ano, que são constantemente substituídas entre si?

Resposta: Estes são os quatro fundamentos, os quatro estágios da luz, que são refletidos em mim na forma das quatro estações. Tudo é dividido em quatro, cinco ou dez partes. Este é o meu mundo interior que é projetado para fora desta maneira.

Da Lição Diária de Cabalá em Russo, 16/12/18

Comente