Com Alegria

laitman_280.01Está escrito em O Livro do Zohar, VaYechi”, 116-117: “A Divindade está presente somente em um lugar completo, e não em um lugar deficiente ou em um lugar falho ou em um lugar de tristeza, mas em um lugar apropriado – um lugar de prazer”.

“Sirva ao Senhor com alegria; venha diante Dele com cânticos”. Não há serviço do Criador a menos que seja com alegria”.

Precisamos lembrar cuidadosamente essas palavras. Uma pessoa triste não pode revelar o Criador, não pode se conectar com amigos. É impossível. Somente na alegria ela pode alcançar conexão e unificação.

Tudo o que leva à união e ao preenchimento da luz em si, causa alegria. Também é necessário abordá-la com alegria. Afinal, “a alegria é um reflexo das boas ações”, a conexão na qual a luz vem e a preenche.

Na vida cotidiana, acontece da mesma maneira; quando encontramos alguém que amamos, não choramos nem lamentamos. Somente se odiarmos e não pudermos suportar algo, lamentaremos e sofreremos. Portanto, verificar a exatidão de nossas ações é muito simples: existe alegria em nós?

Naturalmente, este não é o único critério, porque você pode cometer um crime e regozijar-se violentamente. Alegria, no entanto, é um sinal necessário do trabalho espiritual adequado. Se estou alegre, isso significa que já cumpri uma das condições para encontrar o caminho certo.

Boas ações causam alegria mesmo quando você não espera. Se eu ajudei um ser criado a avançar na correção, então deve haver alegria. Tal como acontece com o atrito de dois objetos, o calor invariavelmente surge, assim como a ação correta, corrigindo a criação, sempre acompanhada de alegria. Esta é uma consequência obrigatória.

Portanto, é necessário iniciar a ação de correção com alegria e, em seguida, verificar se ela realmente contribuiu para a correção por causar alegria. Isto é, a alegria deve estar tanto na entrada como na saída.

A mesma verificação é válida para um grupo, uma dezena. Nós sempre precisamos verificar se trabalhar com amigos nos deixa felizes. Está escrito que “a Torá traz alegria”. Se agimos em direção à correção, devemos ser felizes. A alegria irradiará de nossas boas ações.

É necessário tentar manter constantemente essa alegria interior de estar em um mundo bom, onde apenas o poder do Criador, o bem e o Criador do bem, governam. O Criador quer que todas as criaturas sejam alegres e felizes, e todas as falhas são o resultado de nossa preguiça, falta de vontade de fazer o nosso trabalho. Mas, na realidade, o mundo deveria estar cheio de alegria, calor e amor.

Da 7ª Lição da Convenção Mundial de Cabalá, “Segundo Dia” – 20/02/19, “Sirva ao Criador com Alegria”