A Instituição Da Família Sobreviverá?

laitman_627.1Pergunta: O que esperar da instituição familiar? Como podemos salvar, fortalecer e equilibrá-la? Como a Cabalá pode ajudar com isso?

Resposta: Acho que este ano a instituição da família, juntamente com outras instituições sociais, enfrentará desafios muito sérios. Continuaremos a ver problemas na família, separação entre pais e filhos e entre os próprios pais, divisões entre famílias e gerações diferentes: pais e filhos, avós e netos. As pessoas não sentirão nenhum sentimento de pertencer uma à outra: você me deu à luz, me criou e agora estou partindo.

Consequentemente, chegaremos a um estado em que ninguém deve nada a ninguém, ninguém pode perguntar nada ao outro: “Deixe-me em paz. Por que eu me importaria com você e por que você se importaria comigo? ”

Afinal, junto com o reconhecimento geral do mal, fornecido a nós pelo nosso egoísmo, finalmente começaremos a perceber que não há mais nada a fazer a não ser tentar corrigi-lo. A vida se tornará tão insuportável (não só na família, mas em todos os aspectos) que as pessoas não terão mais nenhuma esperança no futuro ou no presente.

Uma pessoa vai realmente começar a entender que ficar sozinha entre as outras pessoas é pior do que estar sozinha na selva onde você não sabe onde colocar o pé sem ser picado ou atacado de cima.

Uma pessoa se sentirá ameaçada pelo ambiente: ela parece estar entre as pessoas, mas em uma selva urbana onde não pode chegar à loja e voltar, mesmo que corra. Ela sentirá que ninguém pode ou está disposto a ajudá-la.

Eu espero que isso seja suficiente para percebermos que precisamos fazer algo com nossa natureza humana. Nós então ouviremos que existe um método que corrige a nossa natureza e está pronto. Tudo depende apenas da própria pessoa. Talvez assim essa pessoa venha até nós.

Da Lição de Cabalá em Russo, 13/01/19

Comente