Realização Em Seus Próprios Sentimentos

525Pergunta: Os Cabalistas dizem que a própria essência do Criador é inatingível. Nós podemos alcançar apenas Sua forma e matéria. O que isso significa?

Resposta: Isso vem de todo fenômeno físico que alcançamos. Nós não alcançamos nada que exista fora de nós.

Suponha que um certo sinal entre nos meus órgãos sensoriais. Eu não sei que tipo de sinal é. Sei que passa no ouvido, pressiona o tímpano, depois os martelos e outras partes do órgão da audição. Em seguida, ele se transforma em sinais elétricos, passa para o cérebro e é exibido em alguns conceitos.

Qual é a conexão entre o fato de que alguns pensamentos e sensações de suas palavras aparecem em meu cérebro e como as vibrações sonoras atingem meu tímpano?

Como milhares de mudanças estão ocorrendo, não posso nem dizer o que está fora de mim. Eu só alcanço o que já está em mim. Do que está em mim, começo a experimentar e descubro que tudo isso vem de fora.

Isto é, nunca atingimos o fenômeno em si, apenas alcançamos o seu reflexo em nós. É o mesmo no mundo. É exibido em nós assim. O que essas paredes, livros, pessoas, aparelhos de TV, luz e escuridão realmente significam? Eu não sei.

Pergunta: Suponha que um homem seja um mentiroso. Seu corpo biológico é a matéria, e sua forma é uma mentira. Pelo que entendi, uma mentira desconectada de uma pessoa é sua forma abstrata e não pode ser pesquisada. Isso está correto?

Resposta: Esta é uma filosofia que leva a erros.

Pergunta: Isso significa que é impossível pesquisá-lo? Mesmo os Cabalistas não podem fazer isso?

Resposta: Não, os Cabalistas podem pesquisá-lo. Eles nomeiam todos os elementos do mundo espiritual somente a partir de seu alcance.

Pergunta: Mas eles pesquisam a forma e a matéria em si e não a forma abstrata e sua essência?

Resposta: Sim. Claro. É por isso que se chama Atzmuto, isto é, um fenômeno que não podemos pesquisar nem sentir. Existia antes de entrar em nós.

Por exemplo, a onda sonora que entra em mim e depois passa por todas as transformações, a partir da aurícula até a consciência na mente sobre o que é, existe em mim. O que está fora de mim eu nunca saberei porque está fora. Da mesma forma, os Cabalistas separam claramente seus alcances daquilo que é inatingível, porque uma pessoa ainda é um ser criado.

Observação: Existe uma lei na Cabalá: não personifique ou crie qualquer imagem do Criador ou das forças superiores.

Meu Comentário: Sim. Como resultado do desenvolvimento da ciência, agora é muito mais fácil explicar do que era há 40 anos quando comecei a ensinar a Cabalá.

Hoje, você pode explicar claramente que tudo ao nosso redor é ondas, forças, não volumes ou objetos. O fato é que todos os volumes e objetos existem apenas em nossas sensações e, na realidade, são todos algum tipo de impacto sobre nós, cuja natureza não compreendemos.

Podemos falar sobre o que existe apenas de nossas sensações em nós mesmos. Portanto, hoje é muito mais fácil explicar isso para as pessoas, especialmente para a geração mais jovem, que já entende que é assim que as coisas funcionam.

De KabTV, “A Essência da Ciência da Cabalá, Parte 7”, 12/11/18

Comente