Lutar Comigo Mesmo

laitman_560Baal HaSulam, Shamati # 70, “Com uma Mão Poderosa e com Fúria Derramada”:… aqueles que querem entrar na obra de Deus para verdadeiramente se apegar a Ele e entrar no Palácio do Rei, nem todos são admitidos. Em vez disso, um é testado – se ele não tem outros desejos, mas apenas o desejo por Dvekut (adesão), ele é admitido.

E como a pessoa é testada se ela tem apenas um desejo? Ela recebe obstruções. Isso significa que ela recebe pensamentos e mensageiros estranhos para obstruí-la, de modo que ela deixaria esse caminho e seguiria o caminho da multidão.

O Baal HaSulam escreve que tudo na natureza é atingido em colisão. A vida é uma luta, não com alguém ou alguma coisa, mas sim com você mesmo. Se uma pessoa entende isso corretamente, então está tudo bem.

Tudo depende de como sintonizar isso para entender que duas forças estão governando no mundo: recepção e doação. A força de recepção é nosso grande egoísmo e a força de doação não existe em nós. Nós devemos desenvolvê-la gradualmente. É bastante complicado.

Para fazer isso, devemos interagir de alguma forma no grupo, tentando nos aproximar uns dos outros. Não queremos isso. É exatamente neste momento, quando sinto que não quero, mas me forço a me conectar aos amigos, que devo me voltar ao Criador e pedir a Ele que me dê a oportunidade de desejar isso. Se eu não fugir da luta, mas me apego a isso, posso alcançar o equilíbrio na linha do meio.

Pergunta: O que são os pensamentos estranhos?

Resposta: Quaisquer pensamentos que não são dirigidos à adesão ao Criador, à equivalência com Ele e à qualidade de doação.

Da Lição de Cabalá em Russo 16/12/18