Grande Alma: Grandes Esforços

laitman_571.08Baal HaSulam, “Carta 11”: Eu também pedirei que você faça grandes esforços no amor aos amigos, planeje táticas que possam aumentar o amor entre os amigos e revogue o desejo por assuntos corpóreos de você, já que isso é o que lança ódio, e entre aqueles que dão contentamento ao seu Criador não haverá ódio. Pelo contrário, há muita compaixão e amor entre eles.

Estamos participando da correção de um vaso quebrado, um desejo que uma vez se dividiu em muitas partes quebradas. Agora temos que conectá-las junto e, ao nos unirmos a elas, começamos a sentir cada vez mais o Criador.

Cada um de nós representa um único desejo egoísta. A conexão com alguém exige que sejamos altruístas, dando, cedendo, possuindo uma qualidade de doação, pelo menos de alguma forma. Tal conexão é chamada de “amor” porque para isso eu devo sentir os desejos do outro e satisfazê-los, e essa pessoa também deve se relacionar com as minhas necessidades e preenchê-las mutuamente. Nossos desejos são claramente direcionados ao Criador. Portanto, eu entendo as aspirações de meus amigos, assim como cada um de nós.

Quanto mais nos unirmos, mais o Criador será revelado entre nós. Portanto, temos que pensar constantemente em como nos elevar acima de nós mesmos, para que a conexão entre nós seja mais importante do que a conexão de uma pessoa consigo mesmo.

Isso é possível. Nós só precisamos pensar na conexão mútua, ler mais. É assim que a influência da luz circundante cresce sobre nós, e eu começo a entender que isso se tornou muito importante para mim.

Às vezes, nossos esforços levam meses, até anos. Quanto mais alta a alma de uma pessoa (isto é, seu desejo), mais baixo ela caiu após a quebra e ficou muito grossa e pesada. Uma pessoa com uma alma maior tem mais dificuldade em se conectar com os outros porque, no estado de quebra, está mais longe da correção. Quanto mais pesada a alma, pior está em seu estado não corrigido, portanto, melhor e mais alto do que os outros e torna quando corrigida.

Portanto, a pessoa nunca pode se desesperar. Pelo contrário, mais esforço deve ser aplicado. Em geral, o trabalho na dezena, pensando em como alcançar a conexão e revelar o Criador, todos esses pensamentos e esforços atraem a luz e a luz nos corrige.

Temos de aplicar o máximo de esforço possível em relação às tentativas de nos conectar, de pensar sobre esse assunto e, então, seremos bem-sucedidos. Especialmente agora, quando muitos de nós estão começando a sentir a necessidade de se conectar e outros sentem a necessidade de aumentar a importância do Criador em obter o desejo de doar, nos aproximamos de um estado onde essas ações se tornam reais e verdadeiras para nós.

A medida em que uma pessoa está envolvida no grupo, mesmo que, devido ao peso de sua alma, ela não seja facilmente influenciada, ela ainda avançará sob a influência do grupo. Portanto, temos que tentar alcançar uma conexão completa entre nós e o Criador.

Da Lição Diária de Cabalá em Russo, 11/02/19