A Conexão Dá Nascimento À Vida

laitman_963.6Atualmente, estamos sob o controle completo do Criador, realizando tudo o que a natureza, ou seja, o Criador, nos dita. Não percebemos e não sentimos que estamos agindo de acordo com as direções de uma força estranha externa, acreditando que preenchemos o nosso próprio desejo. No entanto, na verdade, não somos nós de forma alguma.

Eu fui criado a partir do desejo de desfrutar e trabalho de acordo com o programa embutido neste computador biológico, pensando que sou eu: meus desejos, meus pensamentos, minhas aspirações são todas minhas. Eu não tenho nada, exceto isso.

Na verdade, uma força externa age em mim, que se vestiu de mim, me dirige, me guia e me torce em todas as direções. Estou tão apegado a isso que acho que sou eu. Eu não sinto nenhuma distinção entre nós, e isso é chamado de nível inanimado.

É muito importante sentir isso, literalmente, sentir isso em toda a sua interioridade, porque assim você tem a chance de se desvencilhar dessa força externa e se tornar livre, isto é, sair da escravidão egípcia.1

Cientistas naturais, biólogos e zoólogos podem confirmar que uma pessoa não tem escolha livre e que é completamente controlada por sua natureza, que determina todo o seu comportamento. Uma pessoa é o resultado de vários processos químicos e elétricos internos que ocorrem no corpo e na cabeça. Ela não tem livre-arbítrio e não é responsável por seus pensamentos. É uma máquina que opera sob o controle de sinais químicos e elétricos que são gerados dentro dela. Existem muitos artigos científicos sérios na Internet confirmando isso.

E de onde vem algo mais em uma pessoa? No processo de treinamento e educação, trazemos programas adicionais, como educação, vergonha, ética, todos os tipos de cálculos que a elevam acima do simples animal e fazem dela um ser humano. Mas todos esses programas que determinam nossas decisões e estão ocultos de nós, não nos deixam nenhuma livre escolha.

Nossa tarefa é querer sair desse nível inanimado para alcançar o senhorio do programa e mudar sua decisão, o que significa forçá-lo a nos controlar de uma nova maneira. Somente através do Criador, poderemos agir de maneira diferente. Alguém pode mudar algo dentro de si mesmo, voltando-se ao Criador, a fim de forçá-Lo a mudar-nos, como está escrito: “Meus filhos Me derrotaram”.2

Uma pessoa começa no ponto em que, de repente, sente que é gerida pela força do Criador e discorda desse governo. Ela chama esse governo superior de “Faraó” e quer sair dessa escravidão. O Faraó é uma força superior que constantemente me diz o que devo fazer. No entanto, não quero ser controlado dessa maneira. Se sinto que estou totalmente sob controle do Criador e não tenho oportunidade de resistir às Suas ordens, sou considerado inanimado.

Quando podemos descobrir que estamos sob o controle total do Criador? Só quando queremos sair dele: pelo contraste entre os dois. Eu quero fazer uma ação que não seja ditada pelo Criador e há apenas uma ação desse tipo: a fim de doar. Se eu tentar fazer isso, vou entender que sou incapaz porque estou totalmente imerso na recepção e quero permanecer nela, e isso é toda a minha vida.

Isso significa que, para entender que estou no estado inanimado, devo querer me tornar “uma planta”! Somente por tal oposição posso reconhecer meu estado.3

É possível passar do estado inanimado para o estado vegetativo apenas na dezena. Cada um de nós é inanimado, mas se influenciarmos uma pessoa corretamente, daremos a ela a oportunidade de se tornar vegetativo. Nove amigos estão trabalhando em um, o modo como o Criador trabalha na dezena. Precisamos trabalhar em cada um dos dez como o Criador trabalha em nós.4

Como uma molécula inanimada se torna orgânica porque consiste de substâncias químicas inorgânicas? No entanto, quando elas se conectam de uma maneira especial, de acordo com as regras de valência, elas se movem para o nível vegetativo, isto é, se tornam vivas. A vida é resultado da conexão. Quando partículas inanimadas se conectam umas com as outras, elas se transformam em plantas ou até em animais.

Não sabemos como isso acontece; nós apenas vemos que é assim. Dentro da conexão, a força superior é ocultada, o Criador. Portanto, considera-se que tudo vem do inanimado, da terra. Não há nada de especial em uma planta, animal ou humano, além de uma força espiritual adicional que vem de cima porque abaixo temos uma aspiração de nos conectar. Este é o segredo da vida.5

Antes da conexão, não há dezena – apenas dez pessoas sentadas juntas. A dezena começa com o fato de que estamos tentando nos conectar e esperar que a força de cima venha e nos conecte, de modo que, em vez de átomos inanimados e individuais, nos tornemos uma matéria orgânica. Cada átomo do corpo humano é inanimado em si mesmo, mas a conexão entre eles dá origem à vida. O meio para se elevar do grau inanimado é a conexão.

Por que uma conexão cria apenas matéria inanimada e outra cria vida? É tudo sobre o desejo de se tornar como o grau superior, se tornar vegetativo. A força que desperta esse desejo não está em nosso nível, mas vem do nível superior, nos penetrando através das centelhas escondidas dentro de nós.6

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá, 11/04/19, Escritos de Baal HaSulam, Shamati, Artigo 115 “Inanimado, Vegetativo, Animado e Falante”
1 Minuto 00:20
2 Minuto 31:34
3 Minuto 39:25
4 Minuto 52:15
5 Minuto 55:20
6 Minuto 57:20

Comente